Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6674
Title: As brincadeiras de rua e suas influências na socialização e na cultura da criança
Authors: Pereira, Marcos Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Marcelo Pereira
metadata.dc.contributor.members: Scaffo, Maria de Fátima
Pereira, Milena
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo deste estudo monográfico é identificar como as brincadeiras de rua contribuem para a socialização da criança. Seja no aprendizado, nas experiências, nas emoções e percepções. Para realizar este trabalho, busquei enriquecer a análise sociológica, utilizando bibliografias de diferentes áreas com perspectivas relacionadas ao tema, tais como, Pedagogia, Psicologia, Medicina, dentre outras. Como pesquisa de campo, elaborei um questionário qualitativo, com público alvo nascido entre as décadas de 80 e 90, na tentativa de compreender a vivência das brincadeiras de rua sob diferentes olhares. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais crítica acerca do tema, colaborando na compreensão do desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social das crianças proporcionadas por brincadeiras socializadoras. Também como via de construção de conceitos, idéias, relações lógicas e no desenvolvimento da expressão corporal. Integrando-as na sociedade e proporcionando a construção das suas identidades. É através dessas brincadeiras que as crianças desvendam o seu mundo, sozinhas ou em grupo, fazendo descobertas e vivenciando novas experiências.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this study is, identify how the street games contributed to the socialization of the child. In other words, in learning, in the experiences, emotions and perceptions. To carry out this work, I sought to enrich the sociological analysis, using bibliographies of different areas with prospects related to the theme, such as pedagogy, psychology, medicine, among others. As field research, I prepared a qualitative questionnaire, with audience born between the 1980s and 1990s, in an attempt to understand the experience of street games, under different looks. Thus, this study will provide a reading more critical about the theme, collaborating in the understanding of the physical, affective, intellectual and social development. Also as a way of building concepts, ideas, logical relationships and the development of body expression. Integrating them into society and providing the construction of its own identity.Itis through these jokes that children uncover your world, alone or in a group, making discoveries and experiencing new experiences.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6674
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS CORREA PEREIRA- MONOGRAFIA 28-07-16.pdf987.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons