Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678
Title: Produções e Reproduções: Diálogos entre o Currículo, Fracasso Escolar e Reforço
Authors: Pinheiro, Gustavo José
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
metadata.dc.contributor.members: Pessoa, Wilma Lúcia Rodrigues
Zuccarelli, Carolina
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons