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Title: O desafio da beleza negra no mundo da moda
Authors: Souza, Elaine Chagas de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ana Claudia Cruz da
metadata.dc.contributor.members: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Rios, Flávia Mateus
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Nas sociedades cujo padrão estético hegemônico é o europeu, os indivíduos de outras etnias são considerados desprovidos de atributos físicos que lhe confiram a beldade sob a perspectiva do outro. O Brasil tem 54% de pretos e pardos e ainda assim a população negra precisa combater o preconceito em relação a sua estética, pois o mercado de trabalho tem como requisito fundamental a aparência. O modelo negro precisa superar mais obstáculos para ser escolhido em um casting do que o branco, já que cabelo crespo e corpo são pré- requisitos para a seleção. O poder de decisão está sob a ótica do cliente que elabora o perfil a ser agregado à marca. Este trabalho faz uma reflexão sobre esses temas à luz de uma pesquisa que envolve entrevistas com modelos negros e negras além de outras fontes como blogs e redes sociais. Para o embasamento teórico dos principais pontos da pesquisa como a discussão acerca do espaço midiático na teledramaturgia, a moda enquanto instrumento de socialização e posição social, a estética negra e a discriminação racial, foram utilizadas obras dos autores Joel Zito Araújo, Malcolm Barnard, Georg Simmel, Jocélio Teles dos Santos, além de Kabengele Munanga.
metadata.dc.description.abstractother: In societies whose hegemonic aesthetic pattern is European, individuals of other ethnicities are considered devoid of physical attributes that confer beauty on the perspective of the other. Brazil has 54% of blacks and browns and yet the black population needs to combat prejudice in relation to its aesthetics, since the labor market has a fundamental requirement of appearance. The black model needs to overcome more obstacles to be chosen in a cast than white, since curly hair and body are prerequisites for selection. The power of decision is under the optics of the customer who elaborates the profile to be added to the brand. This work reflects on these themes in the light of a research that involves interviews with black female and male models as well as other sources such as blogs and social networks. For the theoretical basis of the main points of the research such as the discussion about the media space in teledramaturgy, fashion as an instrument of socialization and social position, black aesthetics and racial discrimination, authors were used works by Joel Zito Araújo, Malcolm Barnard, Georg Simmel, Jocélio Teles dos Santos, as well as Kabengele Munanga.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6687
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