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dc.contributor.advisorMedrado, Andrea M. L.-
dc.contributor.authorBarata, Luiza Cunha-
dc.date.accessioned2018-06-14T13:45:38Z-
dc.date.available2018-06-14T13:45:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6699-
dc.description.abstractDesde a intenção de candidatura para os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro vem passando por inúmeras transformações urbanas. Apesar dos megaeventos terem trazido diferentes tipos de impactos para os moradores da cidade, as narrativas da mídia corporativa se concentraram, principalmente, em destacar tais mudanças de maneira bastante positiva. O que, como se sabe, não se concretizou desta forma para todos. O objetivo deste trabalho é percorrer e investigar, por meio da etnografia, “territórios midiáticos” (Tosoni; Tarantino, 2013) de pessoas que ainda vivenciam impactos de um processo de adequação frente às consequências das transformações da cidade após o período de realização dos megaevento. Territórios midiáticos são operações discursivas realizadas por atores sociais que têm como principal objetivo ganhar posições vantajosas dentro de um conflito urbano. Partindo deste princípio, vamos analisar os espaços de mídia que moradores do Morro da Providência ocupam para reafirmar a própria história e, consequentemente, a da favela neste momento seguinte às remoções. Pelo que pode ser observado, com base em duas trajetórias midiáticas que foram abordadas em profundidade, a produção de mídia é impulsionada por meio das redes sociais e caracteriza exemplo de mídia tática, reforçando laços de moradores com o próprio território (físico) da favela.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (ppgmc@vm.uff.br) on 2018-06-13T20:19:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) LUIZABARATA-DEFESA.pdf: 3460149 bytes, checksum: 3434245dfb9fdec67d562b1f1d60cb9b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.titleA busca por territórios midiáticos depois das remoções perspectivas de moradores da providência sobre a Cidade Olímpicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMegaeventospt_BR
dc.subject.keywordFavelaspt_BR
dc.subject.keywordMorro da Providênciapt_BR
dc.subject.keywordTerritórios midiáticospt_BR
dc.subject.keywordMídia e cotidianopt_BR
dc.contributor.membersBaiense, Carla-
dc.contributor.membersNunes, Márcia Vidal-
dc.degree.levelMestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorMídia; aspecto socialpt_BR
dc.subject.descriptorRemoção de favelapt_BR
dc.subject.descriptorMorro da Providência (Rio de Janeiro,RJ)pt_BR
dc.subject.keywordotherMega-eventspt_BR
dc.subject.keywordotherFavelaspt_BR
dc.subject.keywordotherMorro da Providênciapt_BR
dc.subject.keywordotherMedia territoriespt_BR
dc.subject.keywordotherMedia and everyday lifept_BR
dc.description.abstractotherSince the intention to apply for the 2016 Olympic Games, Rio de Janeiro has been experiencing numerous urban transformations. Although mega-events have brought different kinds of impacts people who already live in places where they have been realized, corporate media narratives have focused mainly on highlighting such changes in a very positive way. What, as we know, did not materialize in this way for all. The objective of this work is to explore and investigate, through ethnography, "media territories" (Tosoni; Tarantino, 2013) of people who still experience impacts of a process of adaptation to the consequences of the transformations of the city after the mega-event. Media territories are discursive operations performed by social actors whose main objective is to gain advantageous positions within an urban conflict. Based on this principle, we will analyze the media spaces that residents of the Morro da Providência occupy to reaffirm their own history and, consequently, that of the favela in this moment following the removals. From what can be observed, based on two media trajectories that were approached in depth, media production is driven by social networks and is an example of tactical media, reinforcing the ties of residents with the (space) territory of the favela itself.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Arte e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Mídia e Cotidianopt_BR
dc.degree.date2018-03-28-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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