Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6709
Title: Diversidade e escola: perspectivas, direito, inclusão/exclusão
Authors: Quirino, Gabriel de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Santiago, Mylene Cristina
metadata.dc.contributor.members: Andrade, Nivea
Coelho, Marcelo Báfica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho busca trazer uma pequena análise, reflexão, sobre a questão da discriminação nas instituições de ensino no que confere à questão de gênero e orientação sexual, tal qual busca também, ainda que brevemente uma análise histórica sobre o surgimento dos movimentos LGBTs enquanto movimento social na reivindicação por direitos, visibilidade, representatividade e reconhecimento por parte do Estado em relação às mais diversas formas de exclusão, omissão e preconceito. Analisa as formas pedagógicas de atuação na busca pela igualdade dentro das instituições. Além do uso de referenciais bibliográficos, foram usados recursos fílmicos – séries, filmes e novelas - e, também, foi realizado um trabalho empírico, desenvolvido a partir de análises, observações, discussões acerca do tema, o que contribuiu para uma abordagem mais plural. A partir do entendimento, compreensão e função social que os termos educação e discriminação desempenham é possível compreender que há, sim, no atual cenário educacional, social em grande modo, uma disparidade de valores que são ou deveriam ser ensinados, tal como a forma com os quais são abordados, conforme veremos no desenvolvimento deste trabalho, em que através de dados e da prática empírica poderemos abordar mais a fundo os comportamentos das instituições.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6709
Appears in Collections:GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Bacharel - Gabriel de Andrade - Ciências Sociais 2017-2.pdf880.3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons