Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAllonso, Fábio Roberto Bartolo-
dc.contributor.authorMaggessi, Hugo Resende-
dc.date.accessioned2018-06-15T16:24:07Z-
dc.date.available2018-06-15T16:24:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6735-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo demonstrar de forma clara e inequívoca, se tornou necessária a introdução da filosofia e da sociologia na grade curricular escolar do ensino médio no Brasil. O trabalho demonstra o quanto é importante tomar ciência dos conteúdos de SOCIOLOGIA e de FILOSOFIA para o aluno obter sucesso nas provas do ENEM, uma vez que esses conhecimentos independentemente da questão social, são indispensáveis a sua boa formação moral e intelectual, e ainda para fortalecer os ideais de cidadania. Depois de aprofundados estudos levados a cabo pelos responsáveis pela educação no Brasil e atentos às constantes mudanças sociais que foram implantadas pela globalização, que nos antena a todo o mundo, além do processo de gentrificação ocorrida nas grandes cidades, onde os homens em cada vez maior quantidade, necessitam conviver harmonicamente. Decide e torna lei em todo o território nacional, a inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia, nas três séries do ensino médio, já que não poderíamos participar com sucesso dos processos de globalização em curso em todo o mundo, se não acessássemos esses conhecimentos com seriedade e a necessária profundidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Lopes (lucascastro@id.uff.br) on 2018-04-12T21:00:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Hugo---Formatada-(6).pdf: 884058 bytes, checksum: 35446833a95048248ca943149e945d3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jussara Moore (jussaramoore@id.uff.br) on 2018-06-15T16:24:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Hugo---Formatada-(6).pdf: 884058 bytes, checksum: 35446833a95048248ca943149e945d3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T16:24:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Hugo---Formatada-(6).pdf: 884058 bytes, checksum: 35446833a95048248ca943149e945d3b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleA importância dos conteúdos de Sociologia e Filosofia para os alunos e instituições de ensino federais, estaduais e privadas, visando um melhor aproveitamento nas provas do ENEMpt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.contributor.membersSilveira, Elisabete Cristina Cruvello-
dc.contributor.membersPessôa, Wilma Lucia Rodrigues-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.descriptorCurrículopt_BR
dc.subject.descriptorFilosofiapt_BR
dc.subject.descriptorSociologiapt_BR
dc.subject.descriptorExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoSociologiapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:GSC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hugo---Formatada-(6).pdf863.34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons