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Title: Uma análise da política pública sobre o trabalho docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Authors: Gonçalves, Márcia Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Elisabete Cristina Cruvello
metadata.dc.contributor.members: Zuccarelli, Carolina
Pessoa, Wilma
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O trabalho analisa as atuais políticas implementadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC – RJ) e como elas afetam o trabalho dos docentes na rede estadual. A intenção da pesquisa é contribuir com o debate sobre as políticas públicas educacionais de cunho neoliberal e suas possíveis consequências no âmbito escolar. Metodologicamente, a revisão bibliográfica adota analistas como Gentili, Souza, Freitas, Friess para discutir o impacto do ideário neoliberal no campo educativo, e, em torno da implementação da política pública, Rodrigues e Secchi. Dez professores respondem o questionário sobre sua carga de trabalho, sua carreira, além de questões a respeito das políticas da SEEDUC – RJ e como estas afetam seu trabalho. Como consideração preliminar, constata-se que as políticas de cunho neoliberal impactam o desempenho do exercício da docência, muito embora cada professor entrevistado apresente uma trajetória de trabalho distinta.
metadata.dc.description.abstractother: The paper analyzes the current policies implemented by the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC – RJ) and how they affect the work of teachers in the state network. The intention of the research is to contribute to the debate about neoliberal educational public policies and their possible consequences in the school context. Methodologically, the bibliographical revision adopts analysts such as Gentili, Souza, Freitas, Friess to discuss the impact of neoliberal ideology in the educational field, and, around the implementation of public policy, Rodrigues and Secchi. Ten teachers answer the questionnaire about their workload, their career, as well as questions about SEEDUC – RJ policies and how they affect their work. As a preliminary consideration, it can be seen that neoliberal policies impact the performance of the teaching profession, although each teacher interviewed presents a different trajectory of work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6798
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