CONTRA-APROPRIAÇÃO MERCADOLÓGICA EM GRAFITE: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES NAS OBRAS DO ARTISTA BANKSY
Mercadorização
Grafite
Capitalismo
Contra-apropriação
Sociologia da arte
Arte urbana
Capitalismo
Urban art
Marketing
Graffiti
Capitalism
Counter-appropriation
Vargas, Priscila Brandão | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho aborda as contradições no que concerne a mercadorização da arte urbana, mais especificamente na forma de grafite e seus desdobramentos que o levam da ilegalidade ao reconhecimento e, por fim, o seu comércio. Pensando na transposição à crítica artística das ruas por meio da massificação das imagens e produtos que a reproduzem, o objetivo deste trabalho está na compreensão da contra-apropriação a partir do artista britânico Banksy e o mercado do grafite a partir do “parque de diversão” criado pelo mesmo na Inglaterra, o Dismaland, um trocadilho com “sombrio” (“dismal”) e Disneyland, o famoso parque norte-americano. Este trabalho tenta esmiuçar este percurso a partir da trajetória deste mesmo artista pensando em uma possível contradição de sua crítica ao sistema capitalista até sua venda. Com base em imagens e colocações, busco analisar a medida que deve se pensar num esvaziamento da crítica, pela reapropriação do mercado ou numa exacerbação das mesmas, na construção e enorme difusão de suas imagens, imaginários e críticas. Para este estudo, dediquei-me em tentar compreender o contexto no qual se emprega esta interpretação e a produção deste cenário que se aplica à arte urbana a partir de dinâmicas já reconhecidas em nosso capital econômico
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Arte urbanaMercadorização
Grafite
Capitalismo
Contra-apropriação
Sociologia da arte
Arte urbana
Capitalismo
Urban art
Marketing
Graffiti
Capitalism
Counter-appropriation
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: