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Title: A crise dos fundamentos e a renovação da humanidade por meio da fenomenologia transcendental
Authors: Mesquita, Lucas Mattos
metadata.dc.contributor.advisor: Tourinho, Carlos Diógenes
metadata.dc.contributor.advisorco: Sá, Roberto Novaes de
metadata.dc.contributor.members: Costa, Alexandre
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar o cenário da “crise das ciências”, a qual se refere Husserl nos seus textos mais tardios, e, consequentemente, apresentar o projeto da Fenomenologia Transcendental, como alternativa às correntes naturalistas, situando-a num contexto que exigia urgentemente a elaboração de uma ciência capaz de dar rigor aos demais saberes científicos. Em seu desenvolvimento, destaca-se a relação entre a crise teórica dos fundamentos e o colapso da cultura ocidental, mostrando, como, para Husserl, a crise dos sentidos estava intimamente ligada ao advento da ciência moderna. A descrição das definições dadas pelo autor na exposição sobre a gênese do espírito europeu, a qual ele atribui parentesco com o nascimento da Filosofia, servem ao movimento de compreensão sobre os aspectos negativos da Crise. Articularemos, então, a tarefa da Filosofia, enquanto produção cultural grega, com o projeto fenomenológico. Finalmente, o presente trabalho busca clarificar o componente ético da filosofia husserliana, vinculado à ideia que situa a Fenomenologia Transcendental como responsável pelo resgate da Filosofia em seu lugar de guia da humanidade.
metadata.dc.description.abstractother: The present study aims to present the scenario of the "crisis of the sciences", which Husserl refers to in his later texts, and, consequently, to present the project of the Transcendental Phenomenology as an alternative to naturalistic currents, situating it in a context that required the elaboration of a science capable of conferring rigor to other scientific knowledge. In his development, the relationship between the theoretical crisis of fundamentals and the collapse of Western culture, showing how, for Husserl, the crisis of the senses was closely linked to the advent of modern science. The description of the definitions given by the author in the exposition on the genesis of the European spirit, which he attributes to the birth of Philosophy, serve the movement of understanding about the negative aspects of the Crisis. The reflexive exercise here expressed, therefore, is linked to the idea that places the Transcendental Phenomenology as responsible for the rescue of Philosophy in its place of guide of humanity, through a new type of attitude
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6854
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