Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6863
Title: O método de ensino na Universidade Medieval e na atualidade, uma proposta de aproximações sem oposições: os casos Pedro Abelardo, Tomás de Aquino e Paulo Freire
Authors: Teixeira, Cláudia Moraes
metadata.dc.contributor.advisor: Faitanin, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.members: Serra, Antonio Amaral
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo do trabalho de conclusão de curso será expor e analisar o método de ensino nas Universidades Medievais, contudo destacarei a Universidade de Paris do século XIII. Esta escolha se deu durante o meu período de formação, ao estudar disciplina pedagógica em que os professores apresentaram métodos de ensino, tais como tradicional, construtivista, montessoriano entre outros. A variedade de método e o texto de filosofia (ULLMANN, Reinholdo Aloysio. A Universidade Medieval. Porto Alegre: Editora PUCRS, 2000) despertou-me o interesse em analisar o método de ensino nas universidades da Idade Média. Neste período, sacerdotes e intelectuais escolhiam textos clássicos de filosofia e da Sagrada Escritura, com a finalidade de provocar o prazer do aprendizado nos alunos e de intensificar a vida espiritual usando os seguintes métodos: lectio, expositio, quaestio e disputatio. O primeiro termo significa - leitura de texto que era feito pelo docente aos alunos, a expositio era a exposição dos possíveis fatos, já a quaestio era análise das questões e/ou problemas tratados nos textos e a disputatio era o possível debate e reflexões das questões apresentadas no texto. Esse modelo de ensino apresentado nas Universidades Medievais permitiu a produção de novos conhecimentos. Assim, o capítulo primeiro subdividido em dois terá: (1) apresentação das escolas anteriores às universidades, na tentativa de compreender melhor o surgimento das universidades. De forma breve retrataremos as escolas monacais no Oriente e no Ocidente, as escolas presbiterais ou paroquiais, as escolas episcopais, as escolas palatinas e as escolas dos irmãos da vida comum. (2) apresentação da origem das universidades medievais incluindo as modalidades de sua gênese e a expansão numérica. O capítulo segundo subdividido em dois terá: (1) apresentação do conceito e método de ensino característico do período medieval em que os textos clássicos e da Sagrada Escritura eram estudados, assim como a apresentação dos filósofos Pedro Aberlado e Tomás de Aquino e suas relações com o método de ensino na Universidade Medieval. (2) apresentação do modelo de ensino do século XX, a partir da análise didática dos textos de Paulo Freire para exemplificar o método de ensino na contemporaneidade. Ao analisar os métodos de ensino (lectio, expositio, quaestio e disputatio) na Universidade Medieval demonstrarei se a aplicação destes métodos por filósofos medievais aos alunos como forma de transmissão do conhecimento trouxe algum benefício para a sociedade da época. Com isso traçarei os argumentos de cada filósofo medieval e do educador contemporâneo para mostrar semelhanças e/ou diferenças quanto ao método de ensino aplicado e utilizado nos segmentos de ensino. Desta forma, ao apresentar o trabalho sobre o método de ensino nas Universidades Medievais veremos se o modelo medievalista em algum momento do século XIII em Paris foi questionado na qualidade (a quem ensinar e como ensinar), assim como se o ensino deveria ser pago, pois para os filósofos o aprendizado de temas como ética, virtude etc deveria ser algo prazeroso.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of the course conclusion work will expose and analyze the teaching method in the Medieval universities , but will highlight the University of Paris XIII century. This choice was during my training period , studying educational discipline in which teachers presented teaching methods, such as traditional, constructivist , Montessori among others. The variety of method and philosophy text (ULLMANN , Reinholdo Aloysio The Medieval University Porto Alegre . . Publisher PUCRS. 2000) sparked my interest in analyzing the method of teaching in universities in the Middle Ages. In this period , priests and intellectuals chose classical texts of philosophy and Scripture , in order to cause the joy of learning in students and to enhance spiritual life using the following methods : lectio , expositio , quaestio and disputation . The first term means - text reading that was done by the teacher to the students, the expositio was the exposure of possible facts , since the quaestio was analysis of issues and / or problems dealt with in the texts and the disputation was possible to debate and reflections of issues presented in the text . This teaching model presented in the Medieval universities allowed the production of new knowledge. Thus, the first chapter will subdivided into two: (1) presentation of the previous schools to universities, in an attempt to better understand the emergence of universities. Briefly portray the monastic schools in the East and West, the priestly or parochial schools, the episcopal schools, palatine schools and schools of the Brethren of the Common Life. (2) presentation of the origin of medieval universities including the manner of its genesis and numerical expansion. The second chapter subdivided into two will: (1) presentation of the concept and characteristic method of teaching the medieval period in which the classics and Scripture texts were studied, as well as the presentation of the philosophers Peter Aberlado and Aquinas and its relations with the teaching method in the Medieval University. (2) presentation of the twentieth century model of teaching, from the didactic analysis of Paulo Freire texts to exemplify the teaching method nowadays. By analyzing teaching methods ( lectio , expositio , quaestio and disputation ) in the Medieval University demonstrate the application of these methods by medieval philosophers students as a means of transmission of knowledge brought some benefit to the society of the time . I will sketch the arguments of each medieval philosopher and contemporary educator to show similarities and / or differences in the teaching method applied and used in educational sectors. Thus , the present work on the teaching method in the Medieval Universities see if the medievalist model sometime in the thirteenth century in Paris was questioned in quality (whom teach and how to teach ), as well as teaching should be paid , as for philosophers learning themes such as ethics , virtue, etc. should be something pleasant.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6863
Appears in Collections:GGY - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - 04-08-2016.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons