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dc.contributor.advisorPinheiro, Marcus Reis-
dc.contributor.authorDomingos, Severina Alves-
dc.date.accessioned2018-06-28T16:57:31Z-
dc.date.available2018-06-28T16:57:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6879-
dc.description.abstractNesta monografia, tive por intenção fazer uma análise da pedagogia de Sócrates e as consequências da mesma, tomando por base para minha pesquisa a Apologia de Sócrates, escrita por Platão, visto que, Sócrates nada escreveu. No tribunal, Sócrates de início, faz um relato sobre acusações antigas feitas por Meleto, um dos cidadãos poderosos de Atenas. As acusações tinham, como uma das referências, a peça As Nuvens, escrita pelo comediógrafo Aristófanes que contribuiu para a má fama de Sócrates. Ao esclarecer todos os pormenores de todas as acusações, Sócrates agora relata o momento mais importante de sua vida: o episódio do oráculo do deus de Delfos, Apolo. A partir de tal episódio, Sócrates exerce sua pedagogia quando é declarado pelo oráculo o mais sábio dentre os homens. Para por à prova a declaração do oráculo, Sócrates interroga os homens ditos mais sábios e ao chegar à conclusão que esses homens só tinham o conhecimento restrito de sua área, Sócrates revela-lhes a sua ignorância e acaba assim despertando o ódio de tais homens contra si. Sócrates então reconhece ser mais sábio que aqueles homens por não ter a pretensão de saber e, por isso, dizia: “só sei que nada sei”. A partir desse momento, Sócrates, por ser obediente às leis e aos deuses, resolve assumir a sua missão de interrogar todos os homens revelando-lhes a sua ignorância, levando-os a buscar o autoconhecimento, fazendo-os pensar por si próprios. Sócrates emprega o método maiêutica (do grego: maieutiké), que significa: arte do parto. O método consistia em perguntas e respostas, no qual Sócrates desempenhava a função de parteiro, só que de ideias, fazendo uma analogia à profissão materna (parteira). Então, àqueles que se deixassem interrogar e aceitassem os ensinamentos socráticos, estariam aceitando consequentemente a sua doutrina que tinha como princípios: “conheça-te a ti mesmo” e “cuida de ti mesmo”. E uma vez, pondo em prática a doutrina, estariam aptos a cuidarem da alma, conquistando sua autonomia, tornando-se cidadãos livres. Todos esses relatos feitos na Apologia tiveram como consequência a condenação de Sócrates.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleSócrates e a sua Pedagogiapt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordSócratespt_BR
dc.subject.keywordMissãopt_BR
dc.subject.keywordDialéticapt_BR
dc.subject.keywordMaiêuticapt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorSócratespt_BR
dc.subject.descriptorPedagogiapt_BR
dc.subject.descriptorcrítica e interpretaçãopt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Filosofiapt_BR
dc.degree.date2015-07-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoFilosofiapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:CFL - Trabalhos de Conclusão de Curso

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