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Title: Educação infantil e oralidade
Authors: Soares, Kamila Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
Issue Date: 2017
Abstract: Este trabalho objetiva o conhecimento e reflexão acerca de práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. Sua origem pode ser encontrada em uma importante etapa da formação docente – o Estágio – espaçotempo privilegiado para o diálogo entre teoria e prática. O período dedicado ao Estágio configurou-se provocativo à produção de conhecimentos, levando a questionamentos e reflexões a respeito de uma prática pedagógica alimentada pelo respeito e dedicação entre alunos e professores. Dialogando com esta busca, estiveram presentes a Oralidade e a Afetividade, as quais sinalizaram as particularidades das crianças e sua participação no cotidiano da sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foi orientado pela Cartografia deleuziana, o que possibilitou movimentos pelo campo investigado e resultou no encontro com o que se mostrava, em detrimento de uma lógica prescrita. Como procedimento de pesquisa, foram coletados relatos, os quais foram transcritos em diário de campo e subsidiaram a escrita deste trabalho. Durante o processo investigativo, a ocorrência da temática sobre a disciplinarização dos corpos foi constante, presente nos ritos e práticas de coerção empregados, em escalas microscópicas, para oprimir, vigiar e punir os alunos.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims at the knowledge and reflection about pedagogical practices in the daily life of Early Childhood Education. Its origin can be found in an important stage of teacher training - the Internship - space privileged for the dialogue between theory and practice. The period dedicated to the Internship was provoking to the production of knowledge, leading to questions and reflections about a pedagogical practice fueled by respect and dedication between students and teachers. Dialoging with this search, Orality and Affectivity were present, which signaled the particularities of the children and their participation in the daily life of the classroom. The development of the research was guided by Deleuzian Cartography, which made possible the movements of the field investigated and resulted in the encounter with what was shown, to the detriment of a prescribed logic. As a research procedure, reports were collected, which were transcribed in field diary and subsidized the writing of this work. During the investigative process, the occurrence of the subject matter on the disciplinarization of the bodies was constant, present in the rites and practices of coercion employed, in microscopic scales, to oppress, to watch and to punish the students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6933
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

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