Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6935
Title: O Boizolão de Miracema: a cultura dentro da escola
Authors: Gonçalves, Bruna Carolina Justo
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Silvio Cezar de Souza
Issue Date: 2017
Abstract: A presente pesquisa surge em função de uma vivência que tive com a cultura popular, no contexto escolar do Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes, no município de Miracema, no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2005, através do Projeto: Cultura na Escola, cujo objetivo era resgatar, promover e incentivar a participação do aluno nas atividades de Manifestações culturais presentes na comunidade de entorno da escola. A pesquisa aponta como objetivo geral: resgatar a cultura popular presente no contexto escolar e como objetivos específicos: conceituar e contextualizar a cultura e a cultura popular; Refletir sobre a história do Boizolão de Miracema no contexto escolar do Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes; apontar caminhos para o resgate da cultura popular dentro da escola. Para tanto, utilizar-se-á como metodologia a pesquisa cartográfica de cunho Narrativo e, contou como metodologia a pesquisa cartográfica de cunho Narrativo, sob o aporte teórico de Morim (2001), Lossio; Pereira (2007), Ferrarotti (2008), dentre outros, de modo a responder a seguinte inquietação: Qual a importância da cultura na escola? Donde se conclui que a importância da cultura na escola incide que uma vez que a escola valoriza as expressões artísticas populares presentes no imaginário social seja na dança, na música, nas cantigas de roda, nas manifestações culturais e religiosas, desenvolve a autoestima e resgata o gosto e a valorização da aprendizagem e construção do conhecimento por parte do aluno.
metadata.dc.description.abstractother: The present research arises from an experience that I had with the popular culture, in the school context of Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes, in the municipality of Miracema, in the state of Rio de Janeiro, in the year 2005, through the Project: Culture In the School, whose objective was to rescue, promote and encourage student participation in the activities of cultural manifestations present in the community surrounding the school. The research points out as a general objective: to rescue the popular culture present in the school context and as specific objectives: to conceptualize and contextualize culture and popular culture; Reflect on the history of the Bozolão de Miracema in the school context of Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes; Ways to rescue popular culture within the school. In order to do so, it will be used as a methodology the cartographic research of Narrative, and counted as methodology the cartographic research of Narrative, under the theoretical contribution of Morim (2001), Lossio; Pereira (2007), Ferrarotti (2008), among others, in order to answer the following disquiet: How important is culture in school? It is concluded that the importance of culture in school emphasizes that once the school values the popular artistic expressions present in the social imaginary be it in dance, music, songs of roda, in cultural and religious manifestations, develops self-esteem and rescues the Taste and appreciation of the student's learning and construction of knowledge.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6935
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC BRUNA CAROLINA.pdf831.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.