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EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO PANORAMA DOS GOVERNOS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEFF
Educação superior
Políticas públicas educacionais
Educação
Ensino superior
Política pública
Cardoso, Fernando Henrique
Silva, Luíz Inácio Lula da
Rousseff, Dilma
Brazilian education
Higher education
Public educational policies
Silva, Lucimara Alexandre da | Posted on:
2015
Abstract
O conteúdo apresentado neste trabalho analisa o desenrolar dos governos de Fernando
Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Roussef
(2011) no que se refere à área da educação, bem como às políticas públicas educacionais de
maior vulto desenvolvidas nesses períodos e direcionadas a facilitar o acesso ao ensino
superior. Como objeto de estudo, no que se refere às políticas públicas voltadas para a
educação superior, foram selecionados: Ensino a Distância (EaD); Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM); Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); Cotas; Programa de Universidade
para Todos (Reuni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das
Universidades (Reuni). Após buscar na bibliografia o conceito de políticas públicas
educacionais e as medidas tomadas por cada um dos presidentes e respectivos ministros na
gestão do ministério da Educação (MEC), falou-se sobre o desenrolar histórico das principais
medidas adotadas, tendo em mente o entendimento das ações que regem o cotidiano da educação brasileira.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Educação brasileiraEducação superior
Políticas públicas educacionais
Educação
Ensino superior
Política pública
Cardoso, Fernando Henrique
Silva, Luíz Inácio Lula da
Rousseff, Dilma
Brazilian education
Higher education
Public educational policies
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