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Title: A ideologia da empregabilidade: uma análise de suas implicações na educação brasileira
Authors: Francisco, Cidilene Clemente
metadata.dc.contributor.advisor: Penna, Adriana Machado
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo central deste trabalho consiste em investigar o significado do discurso da empregabilidade na educação brasileira. Para isso utilizamos como método, o materialismo histórico e dialético segundo as proposições de Karl Marx e Friedrich Engels. Entendemos que as políticas educacionais que orientam a educação brasileira são determinadas pelas mudanças ocorridas nas relações sociais concretas e contraditórias que caracterizam o capitalismo e, de forma específica, o mundo do trabalho, o qual apresenta diferentes demandas em cada processo de acumulação do capital. Este trabalho está estruturado em 4 seções: na primeira apresenta-se a introdução do trabalho; na segunda discute-se a relação trabalho e educação, destacando duas dimensões desta relação: do ponto de vista ontológico do trabalho e do ponto de vista empresarial; na terceira, busca-se identificar qual é a relação entre “formação de qualidade” e empregabilidade no capitalismo contemporâneo; e na quarta revela-se o que está por detrás do discurso ideológico da empregabilidade. Concluímos que o discurso da empregabilidade não passa de uma falácia, mesmo para aqueles com elevada qualificação, tal como nos revela Frigotto (2007, p. 525) “a mensagem clara é que não há mais lugar para todos, mas apenas para aqueles que se adequarem ao conjunto de competências técnicas, científicas, culturais e afetivas que o mercado reconhece como desejáveis do ‘novo’ cidadão produtivo. Somente este tem escrito no rosto a condição de empregável. Condição esta, de acordo com a ideologia da empregabilidade, não mais estabelecida no horizonte de longo prazo, mas somente até que as partes assim o desejarem”.
metadata.dc.description.abstractother: El objetivo central de este trabajo consiste en investigar el significado del discurso de la empleabilidad en la educación brasileña. Para eso utilizamos como método, el materialismo histórico y dialéctico según las proposiciones de Karl Marx y Friedrich Engels. Entendemos que las políticas educativas que orientan la educación brasileña son determinadas por los cambios ocurridos en las relaciones sociales concretas y contradictorias que caracterizan el capitalismo y, de forma específica, el mundo del trabajo, el cual presenta diferentes demandas en cada proceso de acumulación del capital. Este trabajo está estructurado en 4 secciones: en la primera se presenta la introducción del trabajo; en la segunda se discute la relación trabajo y educación, destacando dos dimensiones de esta relación: Desde el punto de vista ontológico del trabajo y desde el punto de vista empresarial; en la tercera, se busca identificar cuál es la relación entre “formación de calidad” y empleabilidad en el capitalismo contemporáneo; y en la cuarta se revela lo que está detrás del discurso ideológico de la empleabilidad. Concluimos que el discurso de la empleabilidad no es más que una falacia, incluso para aquellos con elevada cualificación, tal como nos revela Frigotto (2007, p. 525) “el mensaje claro es que no hay más lugar para todos, sino sólo para aquellos que se adecuen al conjunto de competencias técnicas, científicas, culturales y afectivas que el mercado reconoce como deseables del ‘nuevo’ ciudadano productivo. Sólo éste ha escrito en el rostro la condición de empleable. Esta condición, de acuerdo con la ideología de la empleabilidad, no más establecida en el horizonte de largo plazo, sino sólo hasta que las partes así lo deseen”.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6959
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