Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6963
Title: “Ela é cigana, tia”: os conflitos entre a cultura cigana e a socialização escolar
Authors: Mangia Júnior, José Alencar
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ana Paula
Issue Date: 2017
Abstract: O presente trabalho versa sobre a educação de crianças ciganas e os conflitos com a socialização escolar. Utilizando como campo pesquisado uma escola do interior do Estado do Rio de Janeiro mais precisamente no município de Campos dos Goytacazes que atualmente acolhe crianças ciganas. Foram adotadas como metodologias as entrevistas semi estruturadas realizadas com a diretora, docentes e com os ciganos, análise de literatura em trabalhos de pesquisadores que estudam o tema ciganos e educação e a técnica de pesquisa Snow Ball ( bola de neve).Nesta pesquisa realizamos um passeio histórico pelas origens dos ciganos, sua passagem por cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro e todo o desenvolvimento da pesquisa, bem como a apresentação da Resolução Nº 3, de 16 de maio 2012 Define diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância e a discussão sobre as políticas de inclusão e sua aplicação na escola. Diante de tudo o que foi pesquisado e abordado neste trabalho busca –se pensar e problematizar como a escola acolhe as minorias étnicas e como se dá o encontro desses dois universos tão distintos mas que se cruzam entre si.
metadata.dc.description.abstractother: The present work deals with the education of gypsy children and conflicts with school socialization. Using as a researched field a school in the interior of the State of Rio de Janeiro, more precisely in the municipality of Campos dos Goytacazes, which currently houses Gypsy children. Semi structured interviews with the director, teachers and the gypsies, literature analysis on the work of researchers studying the subject of Roma and education, and the Snow Ball research technique were adopted as methodologies. Historical walk through the origins of the gypsies, their passage through cities in the interior of the State of Rio de Janeiro and the entire development of the research, as well as the presentation of Resolution No. 3, of May 16, 2012 Defines guidelines for the attendance of school education for populations In a situation of roaming and the discussion about inclusion policies and their application in the school. The goal of all that was researched and approached in this work seeks to think and problematize how the school welcomes ethnic minorities and how the encounter of these two Universes so distinct but intersecting each other.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6963
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - José Alencar Mangia Junior.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.