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Title: Cartografias da alfabetização: em busca do além de ...
Authors: Rezende, Thuany Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
Issue Date: 2017
Abstract: A alfabetização escolar é o processo pelo qual entendemos que o aluno aprenderá a ler e a escrever a língua materna. Tal processo, considerado complexo, é em nível mundial uma prática pedagógica que insere o indivíduo na sociedade. Desse modo, este trabalho aborda o tema de alfabetização, partindo do interesse suscitado pela leitura do estudo de uma pesquisadora. A pesquisa tratava a alfabetização como uma “herança esquecida”, à qual as pessoas, quando questionadas sobre sua alfabetização, não conseguiam recordá-la. O mesmo se deu com a autora dessa pesquisa, sua memória em relação à alfabetização parecia uma folha em branco, e por isso a mesma vai à busca de como se deu o seu processo de alfabetização. Para que essa busca acontecesse, foram empregadas como metodologia a pesquisa narrativa, para compor a história; a Cartografia, pois esse trabalho se teceu através de pistas; e o Paradigma Indiciário,que com seus sinais e indícios, despertaram a buscar o além de... O além do óbvio. Os procedimentos de pesquisa utilizados foram as conversas e a pesquisa documental, os quais alimentaram o trabalho e fizeram a pesquisadora se deparar com seus achados e reencontrar a sua história, trazendo discussões relevantes ao tema levantado e sobre as práticas pedagógicas. Nesta pesquisa fica sinalizada a importância e a potência dos estudos em cotidianos, pois a mesma nasce de uma experiência do cotidiano escolar, o qual fora esquecido. Vale destacar que o trabalho não se limita a relatar um caso, mas a viver o reconhecimento de sujeito da própria história e fazer dela um ato político, um ato que agora não é somente da pesquisadora, mas faz parte da sociedade.
metadata.dc.description.abstractother: The literacy is the process for which the student learn to read and to write the maternal language. This complex process has be considered as social practice in world.This work approaches the theme of literacy starting from the interest aroused by the reading of the study of another researcher. The research takes the literacy as a "forgotten inheritance", to the one which the people, when questioned about her literacy, they didn't get to remember her. The author of this text felt closer, the memory in view the literacy seemed a leaf in white, and for that the same is going to the search of as She felt her literacy process. So that that search happened, they were used as methodology the autobiographical narratives, to compose the history;the cartography, because that work was woven through tracks;and the evidences paradigm that, with their signs and indications, they woke up to look for him/it besides... The besides the obvious. The research instruments used were the conversations and the documental research, those fed the work and they made the researcher to find discoveries, to meet again his/her history bringing relevant discussions to the lifted up theme and on the pedagogic practices. In this research it is very clear the importance and the potency of the study in daily, because the same is born of an experience of the daily school, which out forgotten. It is worth to detach that the work is not limited to tell a case, but to live the recognition of subject of the own history and to do a political action of her, an action that now is not only of the researcher, but it is part of the society.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6965
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