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dc.contributor.advisorTeodoro, Pitias-
dc.contributor.authorSouza, Teofânia Cristina de Rezende-
dc.date.accessioned2018-07-12T22:42:51Z-
dc.date.available2018-07-12T22:42:51Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSouza, Teofânia Cristina de Rezende. Planejamento estratégico e qualidade: acreditação hospitalar - um estudo de caso no Hospital Vita Volta Redonda. 2008. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6978-
dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa foi apresentar os principais aspectos associados à gestão da qualidade na área hospitalar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, com a utilização do Estudo de Caso realizado através de pesquisa face a face com a Gerente de Serviços do Hospital Vita Volta Redonda. As principais conclusões foram que o hospital pesquisado adotou o sistema de gestão da qualidade como estratégia para estabelecimento de vantagem competitiva e que para isso foram realizados planejamentos estratégico, tático e operacional, além da utilização de métodos e itens de controle para o gerenciamento da qualidade. Concluiu-se ainda que outros fatores como redução de custos, melhoria dos processos e diminuição do retrabalho, foram também motivadores para a adoção desse tipo de gestão. Verificou-se mais, que o hospital certificou seu sistema de qualidade através da Acreditação Hospitalar para comunicar a clientes e ao mercado que seus processos estão de acordo com as normas do Manual Brasileiro de Acreditação. Todas essas conclusões vão ao encontro dos aspectos teóricos referenciados no trabalho. Foi identificado no hospital uma preocupação com a redução de custos e a utilização do BSC para controle de seus processos, então, verificou-se a oportunidade de desenvolver novos estudos referentes a utilização do BSC em unidades médico-hospitalares e à adoção de um sistema de gestão da qualidade para a redução dos custos. Esse trabalho, a partir de sua publicação, poderá contribuir para que outras instituições do setor de saúde, não só organizações médico-hospitalares, adotem sistemas de gestão da qualidade e comuniquem aos interessados através da Acreditação Hospitalar, beneficiando não só a si, mas também aos usuários dos sistemas de saúde.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titlePlanejamento estratégico e qualidade: acreditação hospitalar - um estudo de caso no Hospital Vita Volta Redondapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamentopt_BR
dc.subject.keywordQualidadept_BR
dc.subject.keywordAcreditação hospitalarpt_BR
dc.contributor.membersFerreira, André-
dc.contributor.membersThielmann, Ricardo-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorPlanejamentopt_BR
dc.subject.descriptorQualidadept_BR
dc.subject.descriptorGestão em saúdept_BR
dc.subject.descriptorGestão de qualidadept_BR
dc.subject.descriptorVolta Redonda (RJ)pt_BR
dc.subject.keywordotherPlanningpt_BR
dc.subject.keywordotherQualitypt_BR
dc.subject.keywordotherHospital accreditationpt_BR
dc.description.abstractotherThe purpose of this paper was to present the main aspects associated with the management of quality in the hospital area. As for its methodology, it is a survey of qualitative and interpretative nature, with the use of case study performed through aface toface inquiry with the Manager of Services of Vita Hospital in the city of Volta Redonda. The main conclusions were that the studied hospital adopted the system of quality management as a strategy for the establishment of competitive advantage which, for this purpose, strategic, taclical and operational plans were carried out, in addition to lhe use of methods and items of control for quality management. One may still conclude that other factors such as cost reduction, improvement of processes and decrease Df rework, were also motivating faclors for the adoption of this type of management. Furthermore, it was verified that lhe hospital certified its quality system through Hospital Accreditation to communicate to the customers and to the market that their procedures are in accordance with the rules of the Brazilian Manual of Accreditation. Ali these findings meet the theoretical aspects referred to in lhe paper. lt was identified in the hospital a concern for lhe reduction Df costs and the use of BSC to control their processes then, the opportunity to develop new studies regarding lhe use of BSC in hospital-medicai units was verified as well as th adoption of a system of quality management for the reduction of costs. This paper, beginn" g with its publication, might contribute to other institutions in the healthcare sector, other han hospital-medicaI organizations, in order to adopt quality management systems and to communicate interested parties through lhe Accreditation Hospital, benefiting not only itsel but also users of the health systems.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.degree.date2008-12-16-
dc.degree.localVolta Redonda, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Administraçãopt_BR
dc.publisher.departmentVolta Redondapt_BR
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