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Title: Análise econômica da implantação de uma fábrica de cerveja
Authors: Lima, Lucas Azevedo Barbosa
Raposo Junior, Luiz Fernando
Reis, Silmar da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Fernando César Lopes de
metadata.dc.contributor.advisorco: Maia, Mônica Pinto
metadata.dc.contributor.members: Dias, Luiz Antônio Corrêa
Mangili, Patrick Vaz
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente projeto visou a análise econômica da implantação de uma planta de produção de cerveja em Juiz de Fora, Minas Gerais, com capacidade nominal de cerca de 9.300 hectolitros de cerveja por ano, calculado de acordo com a necessidade do mercado e do dimensionamento fabril para atender o público-alvo por 20 anos. A análise consistiu em verificar o mercado, o tamanho, a localização, dimensionar os principais equipamentos utilizados e estimar o preço para implementação do projeto. Através de tais dados, foi possível definir o fluxo de caixa e calcular o Valor Presente Líquido (VPL), resultando em um valor de R$ 2.797.900,34, aplicando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 20%. Também foi calculado a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Índice de Lucratividade (IL), obtendo-se valores de 98,63% e 21,51, respectivamente. Além disso, o tempo de retorno do investimento (payback) foi estimado em aproximadamente 2 anos. Tais análises deram suporte ao estudo de viabilidade do empreendimento.
metadata.dc.description.abstractother: This project aims at the economic analysis of the implementation of a beer production plant in Juiz de Fora, Minas Gerais, with a nominal capacity of about 9,300 hectoliters of beer per year, calculated according to the market need and the factory sizing to serve the target audience for 20 years. The analysis consisted of verifying the market, size, location, size of the main equipment used and estimating the cost for project implementation. Through such data, it was possible to define the cash flow and calculate the Net Present Value (NPV), resulting in a value of R$ 2,797,900.34, applying a Minimum Attractiveness Rate of Return (MARR) of 20%. The Internal Rate of Return (IRR) and the Profitability Index (PI) were also calculated, obtaining values of 98.63% and 21.51, respectively. In addition, the payback time has been estimated to be approximately 2 years. These analyzes supported the feasibility study of the enterprise.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6994
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