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Title: Dos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguística
Authors: Lima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Monnerat, Rosane Santos Mauro
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Patrícia Ferreira Neves
Cunha, Tânia Reis
Issue Date: 18-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Neste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitárias
metadata.dc.description.abstractother: In this work, primarily based on the Semiolinguistics Theory of Discourse Analysis, postulated by Patrick Charaudeau, three video commercials, published at the beginning of 2016, are analyzed to disclose the pre and post-paid TV cable services of the company Sky. In this campaign, titled Sky - fairy tales, the videos of Sky company show narratives constructed from rereadings of the classic plots of some fairy tales - namely Snow White and the Seven Dwarfs, The Princess and the Toad, and The Sleeping Beauty. The hypothesis that guided the research is that, in these advertising pieces, different strategies are used, with the intention to, through a seductive narrative, engage the target audience, in order to take it to the consumption of the service offered. Considering also that, in advertising texts, the overlapping of the iconic and linguistic plans gives rise to the symbolic message, through which the reader is engaged, often at the level of the unconscious, this work also contemplates the study of the verb-visuality in the selected ads, based mainly on the studies of Barthes (1990) and Santaella (2012). In terms of linguistic aspects, we chose, as the main object of study, the use of qualifiers (adjectives and alike), mainly from the studies of Lapa (1977), Perini (1997) and Kerbrat-Orecchioni (1980). This research therefore investigates the relationships between the verbal portion of the advertising text and the visual portion of the ads in question. Thus, it aims to understand how the consumption through these ads is stimulated. For this, it is proposed the analysis of the selected ads in the light of the communication contract that underlies the advertising speech; the examination of the verb-visual discursive configuration underlying the ads; the verification of the building of the advertiser ethos by means of the verb-visual configuration of the ad; and the identification of the possible pathemic effects provoked by the verb-visual configuration of these advertising pieces
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7046
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