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dc.contributor.advisorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
dc.contributor.authorLima, Camila de Oliveira Groppo Lourenço-
dc.date.accessioned2018-07-18T15:49:05Z-
dc.date.available2018-07-18T15:49:05Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7046-
dc.description.abstractNeste trabalho, pautado, prioritariamente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada pelo professor Patrick Charaudeau, analisam-se três anúncios publicitários em vídeo, divulgados no início do ano de 2016, para divulgar os serviços pré e pós-pago de TV por assinatura da empresa Sky. Nesta campanha, intitulada Sky – contos de fadas, os vídeos apresentam narrativas construídas a partir de releituras dos enredos clássicos de alguns contos de fadas – a saber, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Princesa e o Sapo e A Bela Adormecida. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que, nessas peças publicitárias, utilizam-se diferentes estratégias, a fim de, por meio de uma narrativa sedutora, envolver o público-alvo, de modo a levá-lo ao consumo do serviço oferecido. Considerando, ainda, que, nos textos publicitários, a superposição dos planos icônico e linguístico dá origem à mensagem simbólica, por meio da qual o leitor é envolvido, frequentemente no nível do inconsciente, este trabalho contempla, também, o estudo da verbo-visualidade nos anúncios selecionados, com base, principalmente, nos estudos de Barthes (1990) e Santaella (2012). No que tange aos aspectos linguísticos, elegemos, como principal objeto de estudo, o uso dos qualificadores (adjetivos e afins), a partir, sobretudo, dos estudos de Lapa (1977), Perini (1997) e Kerbrat-Orecchioni (1980). Esta pesquisa investiga, portanto, as relações tecidas entre a parcela verbal do texto publicitário e a parcela visual dos anúncios em questão. Assim, objetiva-se compreender como o consumo por meio desses anúncios é estimulado. Para isso, propõe-se a análise dos anúncios selecionados à luz do contrato de comunicação que subjaz ao discurso publicitário; o exame da configuração discursiva verbo-visual subjacente aos anúncios; a verificação da construção do ethos do anunciante por meio da configuração verbo-visual do anúncio; e a identificação dos possíveis efeitos patêmicos suscitados pela configuração verbo-visual dessas peças publicitáriaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by secretaria pós-letras repositorio (secretaria.repositorio@gmail.com) on 2018-07-18T14:48:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Camila POSDEFESA ROSANE Sarah 13.05.2018.pdf: 5084073 bytes, checksum: f876235b29cff2c42c687c61195bdc6a (MD5)en
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dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleDos contos de fadas aos contos de Sky: uma análise semiolinguísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiscurso Publicitáriopt_BR
dc.subject.keywordVerbo-visualidadept_BR
dc.subject.keywordContos de fadaspt_BR
dc.subject.keywordPersuasãopt_BR
dc.contributor.membersRibeiro, Patrícia Ferreira Neves-
dc.contributor.membersCunha, Tânia Reis-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorDiscursopt_BR
dc.subject.descriptorPublicidadept_BR
dc.subject.descriptorConto de fadaspt_BR
dc.subject.descriptorPersuasãopt_BR
dc.subject.keywordotherAdvertising speechpt_BR
dc.subject.keywordotherVerb-visualitypt_BR
dc.subject.keywordotherFairy talespt_BR
dc.subject.keywordotherPersuasionpt_BR
dc.description.abstractotherIn this work, primarily based on the Semiolinguistics Theory of Discourse Analysis, postulated by Patrick Charaudeau, three video commercials, published at the beginning of 2016, are analyzed to disclose the pre and post-paid TV cable services of the company Sky. In this campaign, titled Sky - fairy tales, the videos of Sky company show narratives constructed from rereadings of the classic plots of some fairy tales - namely Snow White and the Seven Dwarfs, The Princess and the Toad, and The Sleeping Beauty. The hypothesis that guided the research is that, in these advertising pieces, different strategies are used, with the intention to, through a seductive narrative, engage the target audience, in order to take it to the consumption of the service offered. Considering also that, in advertising texts, the overlapping of the iconic and linguistic plans gives rise to the symbolic message, through which the reader is engaged, often at the level of the unconscious, this work also contemplates the study of the verb-visuality in the selected ads, based mainly on the studies of Barthes (1990) and Santaella (2012). In terms of linguistic aspects, we chose, as the main object of study, the use of qualifiers (adjectives and alike), mainly from the studies of Lapa (1977), Perini (1997) and Kerbrat-Orecchioni (1980). This research therefore investigates the relationships between the verbal portion of the advertising text and the visual portion of the ads in question. Thus, it aims to understand how the consumption through these ads is stimulated. For this, it is proposed the analysis of the selected ads in the light of the communication contract that underlies the advertising speech; the examination of the verb-visual discursive configuration underlying the ads; the verification of the building of the advertiser ethos by means of the verb-visual configuration of the ad; and the identification of the possible pathemic effects provoked by the verb-visual configuration of these advertising piecespt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.degree.date2018-02-22-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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