Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063
Title: O uso de vídeos na aula de física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa
Authors: Maia, Mayanne Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Bruno, Ruth
metadata.dc.contributor.members: Bruno, Ruth
Saguia, Andreia Mendonça
Luz, Daisy Maria
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Maia, Mayanne Rodrigues. O uso de vídeos na aula de Física dentro da perspectiva da aprendizagem significativa. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)-Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2015.
Abstract: Não resta dúvida que a retórica quanto ao melhor modo de ensinar mudou, e muitos docentes já acreditam que propiciar aulas alternativas, com recursos e materiais educativos variados é de grande valia. Mas pouco mudou efetivamente, e a maioria esmagadora das aulas está somente sob a tríade professor, aluno e quadro negro, que sendo rotineiras desmotivam o estudante a se predispor a aprender, e especificamente a aprender significativamente, que é a base da proposta deste trabalho. Com ênfase na questão das aulas alternativas, propomos o uso de vídeos retirados da internet e editados para compor aulas de Física sobre determinados temas. Os vídeos por si só já são uma maneira de interessar os alunos em direção à proposta pedagógica do professor, mas a preparação dos vídeos e a utilização de uma metodologia baseada em discussões e debates à posteriori é o foco da nossa atenção. Nesse sentido, como instrumento facilitador da aprendizagem significativa, propomos o uso de um questionário baseado no Vê Epistemológico de Gowin, que auxilia o aprendiz a “desempacotar” o conhecimento científico contido nos vídeos. Assim, visamos exemplificar para os docentes um modo de levar a teoria da aprendizagem significativa para o contexto escolar.
metadata.dc.description.abstractother: No doubt that the rhetoric about the best way of teaching has changed, and many teachers already believe that provide alternative classes, with varying resources and educational materials is of great value. But little has changed effectively, and the overwhelming majority of classes are only under the triad teacher, student and blackboard, which being routine discourages the student to predispose to learn, and specifically to learn significantly, which is the basis of the proposal of this work. With emphasis on the issue of alternative classes, we propose the use of videos taken from the internet and edited to compose Physics classes on specific topics. The videos are already a way to interest students toward the teacher's pedagogic proposal, but the preparation of the videos and the use of a methodology based on the subsequent discussions and debates is the focus of our attention. In this sense, as a facilitator instrument of meaningful learning, we propose the use of a questionnaire based on the Gowin’s Knowledge Vee, which helps the learner to "unpack" the scientific knowledge contained in the videos. Thus, we aim to illustrate the teachers a way to bring the theory of meaningful learning for the school environment.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7063
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayanne Rodrigues Maia.pdfMonografia1.2 MBAdobe PDFView/Open
Video 01 - gravidade - EXPLICACAO.mp4Vídeo 1 gravidade explicação186.39 MBVideo QuicktimeView/Open
Video 01 - gravidade.mp4Vídeo 1 gravidade178.75 MBVideo QuicktimeView/Open
video 02 - inércia.mp4Vídeo 2 inércia105.17 MBVideo QuicktimeView/Open
video 02 - inércia - EXPLICAÇÃO.mp4Vídeo 2 inércia explicação111.64 MBVideo QuicktimeView/Open
Video 03 - calor.mp4Vídeo 3 calor82.5 MBVideo QuicktimeView/Open
Video 03 - calor - EXPLICAÇÃO.mp4Vídeo 3 calor explicação85.99 MBVideo QuicktimeView/Open
Vídeo 04 - espelhos e lentes.mp4Vídeo 4 espelhos e lentes179.62 MBVideo QuicktimeView/Open
Vídeo 04 - espelhos e lentes - EXPLICAÇÃO.mp4Vídeo 4 espelhos e lentes explicação189.89 MBVideo QuicktimeView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons