Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7066
Title: Planejamento para a construção de escola pública – estudo de caso
Authors: Brandão, Carlos Eduardo da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Izabella Pessoa de
metadata.dc.contributor.members: Faisca, Renata Gonçalves
Rocha, Camila Aparecida Abelha
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Empreendimentos padronizados são o foco atual do governo federal, nas áreas de educação, habitação e segurança pública que visam a implementação facilitada de novas unidades nestes setores. Este trabalho contempla o planejamento completo para a construção de uma escola pública de seis salas de aula com a capacidade para atender 360 alunos em dois turnos e 180 alunos em período integral. Na elaboração do planejamento foram utilizados os módulos orçamento e planejamento da ferramenta computacional VOLARE. A utilização destes módulos possibilitou a emissão dos relatórios relativos a custo e gerenciamento do empreendimento. O valor estimado para a construção do empreendimento foi comparado ao Custo Unitário Básico (CUB) para a construção de edificação similar, divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), apresentando-se dentro da mesma ordem de grandeza e os itens de serviços impactantes no custo foram identificados por meio da análise da Curva ABC de serviços que apresentou total coerência com o tipo de edificação e com o processo construtivo adotado. As ferramentas para acompanhamento e controle da obra foram geradas com sucesso na ferramenta computacional VOLARE, sendo que algumas dificuldades operacionais foram detectadas durante o processo da entrada de dados.
metadata.dc.description.abstractother: Standardized developments are the current focus of the federal government in the areas of education, housing, and public safety that aim for the smooth implementation of new units in these sectors. This work contemplates the complete planning for a construction of a public school of six classrooms with a capacity to attend 360 students in two shifts and 180 full-time students. In the planning elaboration, the budget and planning modules of the VOLARE computational tool are used. The use of these modules made it possible to issue documents regarding cost and management of projects. The estimated value for the construction of the project was compared to the Basic Unit Cost (CUB) for construction of a similar building, published by the Civil Construction Union of Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), presenting the same order of magnitude and cost-impacting service items were identified through the ABC Curve analysis of services that present complete consistency with the type of building and the constructive process adopted. The tools for monitoring and control of the work were successfully generated in the VOLARE computational tool, and some operational difficulties were detected during the data entry process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7066
Appears in Collections:TGC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS EDUARDO DA CUNHA BRANDÃO 112.037.005.pdf149.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons