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PLANEJAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA – ESTUDO DE CASO
Orçamento
Escola pública
Planejamento de construção de escola
Escola pública
Orçamento
Planning
Budget
Public school
Brandão, Carlos Eduardo da Cunha | Postado em:
2017
Resumo
Empreendimentos padronizados são o foco atual do governo federal, nas áreas de educação, habitação e segurança pública que visam a implementação facilitada de novas unidades nestes setores. Este trabalho contempla o planejamento completo para a construção de uma escola pública de seis salas de aula com a capacidade para atender 360 alunos em dois turnos e 180 alunos em período integral. Na elaboração do planejamento foram utilizados os módulos orçamento e planejamento da ferramenta computacional VOLARE. A utilização destes módulos possibilitou a emissão dos relatórios relativos a custo e gerenciamento do empreendimento. O valor estimado para a construção do empreendimento foi comparado ao Custo Unitário Básico (CUB) para a construção de edificação similar, divulgado pelo Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (SINDUSCON-RJ), apresentando-se dentro da mesma ordem de grandeza e os itens de serviços impactantes no custo foram identificados por meio da análise da Curva ABC de serviços que apresentou total coerência com o tipo de edificação e com o processo construtivo adotado. As ferramentas para acompanhamento e controle da obra foram geradas com sucesso na ferramenta computacional VOLARE, sendo que algumas dificuldades operacionais foram detectadas durante o processo da entrada de dados.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
PlanejamentoOrçamento
Escola pública
Planejamento de construção de escola
Escola pública
Orçamento
Planning
Budget
Public school
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