Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7074
Title: Estudo de perfil de escoamento monofásico de um sistema injetor de água em campos de petróleo por simulações estacionárias
Authors: Cajazeiras, Vinicius Cupello
metadata.dc.contributor.advisor: Bojorge, Ninoska Isabel Ramirez
metadata.dc.contributor.advisorco: Mota Filho, Brenno Romano
metadata.dc.contributor.members: Queiroz Neto, João Crisóstomo
Baioco, Juliana Souza
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: CAJAZEIRAS, Vinicius Cupello. Estudo de perfil de escoamento monofásico de um sistema injetor de água em campos de petróleo por simulações estacionária. 2018. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo)-Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo para simulação em regime permanente dos efeitos de escoamento para a operação de injeção de água em múltiplos poços injetores, com propósito de monitoramento de valores de pressão e vazão de injeção nos poços. Para tal foram utilizados dados reais de uma malha de injeção em um campo brasileiro de poços de petróleo como base para gerar o modelo. O processo de implementação deste modelo envolveu o uso da ferramenta computacional PIPESIM, realizando simulações estacionárias de injeção de água em poços e comparando resultados com dados de campo provenientes de medições realizadas por sensores ao longo da malha de injeção. Os resultados obtidos foram apresentados sob forma de tabelas e gráficos de comparação e análise de erros absolutos, realizando observações e tomando conclusões a respeito da confiabilidade e versatilidade do uso do modelo implementado.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to elaborate a steady-state simulation model for the flow effects at a water injection process at multiple injection wells, with the purpose of monitoring the values of depth pressure and injection flow at the wells. For such it was used a real operating injection network at a Brazilian oil field as a template. The model implementation process evolved the usage of the computational tool PIPESIM, performing steady state simulations of water injection at the wells and comparing results with the field data provided by measurements performed by sensors located at the injection network. The obtained results were present via tables, comparison graphs and absolute errors analysis, making observations and taking conclusions about the reliability and efficiency on the usage of the implemented model.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7074
Appears in Collections:TGO - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vinicius Cupello Cajazeiras.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.