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Title: Gestão de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior: Reflexões a partir do panorama global e nacional
Authors: Souza, Andressa Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Franz, Barbara
metadata.dc.contributor.members: Ashley, Patrícia Almeida
Nunes, Deise Faria
Issue Date: 2017
Citation: Souza, Andressa Batista. Gestão de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior: Reflexões a partir do panorama global e nacional. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) -Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Abstract: Em meio aos impactos socioambientais causados pela má destinação e disposição final dos resíduos sólidos, surgem instrumentos, no âmbito global (agendas globais) e nacional (legislação), em prol do desenvolvimento e implementação de práticas de Gestão de Resíduos Sólidos. Neste cenário encontram-se as Instituições de Ensino Superior, as quais tem grande responsabilidade socioambiental, pois são estas instituições que disseminam e fomentam conhecimento com e para a sociedade, além de serem potenciais geradoras de resíduos sólidos. O trabalho objetivou identificar e analisar as práticas de gestão de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior no panorama global e nacional. Neste contexto, realizou-se um estudo bibliográfico, exploratório e descritivo. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudos de caso sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Instituições de Ensino Superior possuem semelhanças quanto à metodologia aplicada e resultados obtidos, evidenciando o diagnóstico quantitativo e qualitativo dos resíduos gerados nos campi e importância da Educação Ambiental como caminho para o sucesso da Gestão de Resíduos Sólidos. Sobre o GreenMetric Ranking, o qual apresenta as práticas sustentáveis em Instituições de Ensino Superior, os resultados deste estudo confirmaram que o ranking pode ser utilizado apenas como caminho para conhecer Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras que tenham implementado práticas de Gestão de Resíduos Sólidos. Evidenciou-se ainda que das 12 Instituições de Ensino Superior estrangeiras analisadas, 9 apresentaram informações sobre as práticas de gestão adotadas, onde aplica-se a educação ambiental, coleta seletiva e política dos 3 R's (reduzir, reciclar e reutilizar). Já no panorama nacional, as 7 Instituições de Ensino Superior brasileiras analisadas apresentaram informações sobre as práticas de gestão supracitadas. Entretanto, deixou-se lacunas sobre questões de monitoramento e orçamento das práticas supracitadas. Conclui-se que não há como definir quais são as melhores práticas de gestão em termos gerais, visto que para cada sociedade, cada comunidade, cada cultura, haverá determinadas práticas que melhor se adaptam às distintas realidades.
metadata.dc.description.abstractother: Among of the socio-environmental impacts caused by the misallocation and final disposal of solid waste, there are instruments, in the global scope (global agendas) and national (legislation), in favor of the development and implementation of Solid Waste Management practices. In this scenario, there are Higher Education Institutions, which have a great socio-environmental responsibility, since these institutions disseminate and foster knowledge with and for society, as well as being potential generators of solid waste. The objective of this study was to identify and analyze the practices of Solid Waste Management in Higher Education Institutions in the global and national panorama. In this context, a bibliographic, exploratory and descriptive study was carried out. The research results pointed out that the case studies on Solid Waste Management in Higher Education Institutions have similarities to the applied methodology and results obtained, evidencing the quantitative and qualitative diagnosis of the solid waste generated in the campuses and the importance of the Environmental Education as a way for the success of Solid Waste Management. Regarding the GreenMetric Ranking, which presents sustainable practices in Higher Education Institutions, the results of this study confirmed that the ranking can only be used as a way to meet brazilian and foreign Higher Education Institutions that have implemented Solid Waste Management practices. It was also evidenced that of the 12 foreign Higher Education Institution analyzed, 9 presented information on the management practices adopted, where environmental education, selective collection and 3 R's policy are applied (reduce, recycle and reuse). In the national panorama, the 7 brazilian Higher Education Institutions analyzed presented information about the management practices mentioned above. However, there have been gaps in monitoring and budgeting issues of the above mentioned practices. It is concluded that there is no way to define the best management practices in general terms, since for each society, each community, each culture, there will be certain practices that best fit the different realities.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7089
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