GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DO PANORAMA GLOBAL E NACIONAL
Gestão de resíduos sólidos
Educação ambiental
Resíduo sólido
Gerenciamento de resíduo
Instituição de ensino superior
Educação ambiental
Higher education institutions
Solid waste management
Environmental education
Souza, Andressa Batista | Posted on:
2017
Abstract
Em meio aos impactos socioambientais causados pela má destinação e disposição final dos resíduos sólidos, surgem instrumentos, no âmbito global (agendas globais) e nacional (legislação), em prol do desenvolvimento e implementação de práticas de Gestão de Resíduos Sólidos. Neste cenário encontram-se as Instituições de Ensino Superior, as quais tem grande responsabilidade socioambiental, pois são estas instituições que disseminam e fomentam conhecimento com e para a sociedade, além de serem potenciais geradoras de resíduos sólidos. O trabalho objetivou identificar e analisar as práticas de gestão de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior no panorama global e nacional. Neste contexto, realizou-se um estudo bibliográfico, exploratório e descritivo. Os resultados da pesquisa apontaram que os estudos de caso sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Instituições de Ensino Superior possuem semelhanças quanto à metodologia aplicada e resultados obtidos, evidenciando o diagnóstico quantitativo e qualitativo dos resíduos gerados nos campi e importância da Educação Ambiental como caminho para o sucesso da Gestão de Resíduos Sólidos. Sobre o GreenMetric Ranking, o qual apresenta as práticas sustentáveis em Instituições de Ensino Superior, os resultados deste estudo confirmaram que o ranking pode ser utilizado apenas como caminho para conhecer Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras que tenham implementado práticas de Gestão de Resíduos Sólidos. Evidenciou-se ainda que das 12 Instituições de Ensino Superior estrangeiras analisadas, 9 apresentaram informações sobre as práticas de gestão adotadas, onde aplica-se a educação ambiental, coleta seletiva e política dos 3 R's (reduzir, reciclar e reutilizar). Já no panorama nacional, as 7 Instituições de Ensino Superior brasileiras analisadas apresentaram informações sobre as práticas de gestão supracitadas. Entretanto, deixou-se lacunas sobre questões de monitoramento e orçamento das práticas supracitadas. Conclui-se que não há como definir quais são as melhores práticas de gestão em termos gerais, visto que para cada sociedade, cada comunidade, cada cultura, haverá determinadas práticas que melhor se adaptam às distintas realidades
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOUZA, Andressa Batista. Gestão de resíduos sólidos em Instituições de Ensino Superior: Reflexões a partir do panorama global e nacional. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) -Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.Subject(s)
Instituições de ensino superiorGestão de resíduos sólidos
Educação ambiental
Resíduo sólido
Gerenciamento de resíduo
Instituição de ensino superior
Educação ambiental
Higher education institutions
Solid waste management
Environmental education
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