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dc.contributor.advisorChristovam, Barbara Pompeu-
dc.contributor.authorPortugal, Lívia Bertasso Araújo-
dc.date.accessioned2018-08-03T17:56:32Z-
dc.date.available2018-08-03T17:56:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPortugal, Lívia Bertasso Araújo. Cartilha educacional para enfermeiros sobre lesão por pressão: um estudo de validação. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7120-
dc.description.abstractA lesão por pressão é um agravo à saúde que requer atenção integral e articulada de cuidados em todos os níveis de complexidade assistencial, a qual envolve o comprometimento de gestores e profissionais na implementação de um Programa Educacional Permanente voltado para capacitação da equipe de enfermagem. Objetivos: Avaliar o conteúdo dos itens abordados da cartilha que elaboramos como produto do Trabalho de conclusão do Curso de Graduação, em relação às propriedades psicométricas; e validar a cartilha de ações educativas aos enfermeiros voltadas à prevenção e tratamento de lesões por pressão. Método: Trata-se de um estudo de validação de tecnologia no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), situado no município de Niterói - Rio de Janeiro. Realizado com oito juízes especialistas; e trinta e nove do público-alvo, os enfermeiros da instituição. O período de coleta de dados com juízes e público-alvo se deu entre setembro a novembro de 2017. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com itens para validação de conteúdo e aparência. Quanto à validade de conteúdo da cartilha, foi utilizado o índice de Validade de Conteúdo (IVC), com ponto de corte de 0,78. Quanto à validade de aparência foram considerados validados os itens que obtivessem nível de concordância mínimo de 75% nas respostas positivas. E para teste de confiabilidade foi realizado o Alfa de Cronbach. As sugestões e opiniões foram compiladas e apresentadas em quadros. Resultados: A cartilha educativa em estudo mostrou-se como material validado, visto que com os juízes especialistas a exatidão científica obteve IVC com valor mínimo 0,87 e máximo de 0,96. Enquanto o conteúdo obteve de 0,93 a 1, indicando ótimo nível de concordância entre os especialistas nesse aspecto. O IVC global da cartilha foi de 0,90, considerando-se assim a cartilha validada quanto o conteúdo. Os índices percentuais de concordância da aparência entre juízes foram organizados por itens de cada bloco. Nessa etapa da validação as respostas foram consideradas válidas, pois obtiveram concordância maior ou igual a 84,3%. Entre o público-alvo manteve o ótimo nível de concordância e aumentando o IVC global da cartilha para 0,98, revelando que os enfermeiros avaliaram a cartilha como adequada para uso, considerando-se, assim a cartilha validada quanto o conteúdo pelas duas amostras do estudo. Os percentuais de concordância da aparência entre os blocos evidenciaram valores de 96% a 100%. A consistência interna das respostas obtidas por meio da aplicação do questionário de validação da cartilha revelou que tal instrumento de medição apresentou alta confiabilidade, resultando em uma maior relevância e robustez à tecnologia educativa do estudo. Conclusão: Diante das sugestões e contribuições durante o processo de validação, a cartilha passou por modificações, ajustes e acréscimos a fim de torna-la mais eficaz na abordagem de temas como prevenção e tratamento de lesão por pressão. Acredita-se que o uso deste material irá orientar os enfermeiros desde a prevenção até o tratamento, facilitará a prática da enfermagem, tendo em vista que se constituiu em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer e facilitar a aquisição de conhecimentos e proporcionar o empoderamento na tomada de decisão do enfermeiropt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleCartilha educacional para enfermeiros sobre lesão por pressão: um estudo de validaçãopt_BR
dc.title.alternativeEducational primer for nurses on pressure injury: a validation studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagempt_BR
dc.subject.keywordLesão de Pressãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de Riscopt_BR
dc.subject.keywordProtocolos Assistenciaispt_BR
dc.subject.keywordAdministração do Cuidado ao Pacientept_BR
dc.contributor.membersPereira, Iuri Bastos-
dc.contributor.membersOliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.creator.affilliationMestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúdept_BR
dc.subject.descriptorEnfermagempt_BR
dc.subject.descriptorLesão por Pressãopt_BR
dc.subject.descriptorMedição de Riscopt_BR
dc.subject.descriptorProtocolos de Enfermagempt_BR
dc.subject.descriptorAdministração dos Cuidados ao Pacientept_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagem Aurora de Afonso Costapt_BR
dc.degree.programMestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúdept_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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