Metadata
Show full item record
A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS A RESPEITO DA HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Humanização
Educação
Estudantes de enfermagem
Humanização da assistência
Capacitação profissional
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Nursing
Humanization
Education
Fonseca, Patrícia Marques | Posted on:
2013
Abstract
O presente trabalho tem como objeto de estudo, a percepção do acadêmico de
enfermagem a respeito da humanização na formação do profissional de enfermagem. Os objetivos deste trabalho são descrever as percepções dos acadêmicos de enfermagem a respeito da humanização na sua formação profissional, Identificar através da fala dos acadêmicos quais as principais dificuldades para a formação universitária capacitada para uma assistência de enfermagem humanizada, e compreender a percepção dos acadêmicos de enfermagem à luz da Fenomenologia de Merleau-Ponty. A Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH) foi criada em 2003 pelo Ministério da Saúde. Também chamada de HumanizaSUS, a PNH tomou como desafios os problemas e dificuldades que ainda permanecem no SUS em sua trajetória de mais de 20 anos, tendo como objetivo contribuir para a transformação dos modelos tradicionais de gestão e atenção em saúde. Justifica-se este estudo, com base na Política Nacional de Humanização, pelo fato da necessidade da busca pela efetividade de ações humanizadas na assistência de enfermagem e da compreensão de como adquirir meios que viabilizem a formação de profissionais humanizados. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa de tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada tendo como cenário a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense localizada no Centro da Cidade de Niterói (RJ). Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos de enfermagem do quarto ao nono período da graduação. A análise dos dados foi realizada amparada pela Fenomenologia da Percepção, utilizando-se o referencial teórico de Maurice Merleau-Ponty. Solicitou-se autorização ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense e as autorizações dos participantes da pesquisa, segundo o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de acordo com o teor das Resoluções nº196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde. Este trabalho foi aprovado no dia 09 de abril de 2013, sob o parecer do CEP CMM/HUAP nº 241312, CAAE 12751513.1.0000.5243. Resultados: A pesar de na atualidade o paradigma biomédico ainda ser prevalente, a fala da maioria dos acadêmicos de enfermagem, os quais se encontram em diversos períodos da graduação, revela um certo entendimento a respeito do que o ministério da saúde preconiza para uma assistência de enfermagem humanizada, ou seja, a valorização dos aspectos emocionais e subjetivos até os aspectos que envolvem mudanças na gestão e nas práticas de saúde. A análise dos dados a partir dos conceitos filosóficos levou a compreensão da percepção dos acadêmicos de enfermagem acerca da humanização na formação do profissional de enfermagem. Conclusão: Espera-se que este trabalho possa contribuir para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização, proporcionando dados para o conhecimento das dificuldades existentes na construção de um profissional de enfermagem humanizado.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Fonseca, Patrícia Marques. A percepção dos acadêmicos a respeito da humanização na formação do profissional de enfermagem. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2013.Subject(s)
EnfermagemHumanização
Educação
Estudantes de enfermagem
Humanização da assistência
Capacitação profissional
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Nursing
Humanization
Education