Metadata
Show full item record
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO CUIDADO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE À FAMÍLIA DAS PESSOAS VIVENDO COM O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA E COM A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA
Profissional de saúde
Família
Cuidado em Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Pessoal de Saúde
Família
Assistência à saúde
Acquired Immunodeficiency Syndrome
Health Professional
Family
Health Care
Lemos, Társilla de Sales Amorim | Posted on:
2013
Abstract
Durante o desenvolvimento da Aids ocorrem mudanças significativas na vida do paciente e de sua família, exigindo que os profissionais da saúde estejam qualificados para atuarem com os usuários do programa de HIV/AIDS. O presente estudo teve como objetivo geral: analisar as vivências e desafios de profissionais de saúde no cuidado junto à família da pessoa vivendo com HIV e Aids; e objetivos específicos: investigar o modo de pensar dos profissionais de saúde acerca do cuidado aos pacientes e família com HIV e Aids; arrolar as intervenções que têm sido realizadas no cuidado à família da pessoa vivendo com HIV/AIDS; relacionar as dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde no cuidado aos usuários e família que vive com HIV e Aids; listar sugestões apontadas para efetiva qualidade da atenção à essa clientela no programa, como contribuição do estudo. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevista semiestruturada. Realizado em quatro ambulatórios de referência para HIV/AIDS no município de Niterói, contou com a participação de vinte profissionais da saúde de diversas áreas. Os dados obtidos nos depoimentos foram analisados e interpretados, a partir da análise de conteúdo de Bardin. Quatro categorias foram encontradas e descritas: “Vivências dos profissionais em relação ao cuidado junto aos pacientes que vivem com HIV e Aids”; “A família com HIV e Aids: desafios e perspectivas de cuidado”; “Desafios dos profissionais no contexto atual do Programa de DST/Aids”; “Contribuições dos profissionais em relação ao programa e cuidado ao paciente e família que vivem com HIV e Aids”. Os profissionais referiram dificuldades no cuidado desses pacientes e sua família, dificultando o cuidado integral efetivo aos usuários do programa. Apesar das dificuldades mostram-se satisfeitos com os resultados obtidos no cuidado, já que os pacientes apresentam melhora em sua qualidade de vida e menor tempo de internação. O estudo possibilitou evidenciar as perspectivas dos profissionais de saúde no cuidado às pessoas vivendo com HIV/Aids e de suas famílias, e os desafios da atuação da equipe frente às fragilidades da implementação do Programa DST/Aids no município. O estudo poderá contribuir para novas investigações acerca da temática além de subsidiar novos planejamentos e propostas de ações em saúde a fim de alcançar a desejada melhoria da qualidade do cuidado às pessoas que vivem com HIV e Aids.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Lemos, Társilla de Sales Amorim. Perspectivas e desafios do cuidado do profissional de saúde à família das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana e com a Síndrome da Imunodeficiência Humana. 2013. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2013.Subject(s)
Síndrome de Imunodeficiência AdquiridaProfissional de saúde
Família
Cuidado em Saúde
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Pessoal de Saúde
Família
Assistência à saúde
Acquired Immunodeficiency Syndrome
Health Professional
Family
Health Care