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Title: “Um Só Ou Muitos Bichos”: uma “Literatura Menor” Torguiana Dentro Do Estado Novo.
Authors: Sada, Rodrigo Castro Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Jorge, Sílvio Renato
metadata.dc.contributor.members: Fagundes, Mônica Genelhu
Maffei, Luís Cláudio De Sant’anna
Issue Date: 5-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho revisitará o livro bichos de Miguel Torga, sem perder de vista sua obra em prosa como um todo, propondo uma leitura crítica de agenciamentos e encontros desta com conceitos filosóficos — o Rizoma, de Deleuze e Guattari; o Neutro, de Barthes; o Dispêndio, de Bataille — que proponham a multiplicidade interpretativa da obra dentro do contexto político-social em que foi escrita. Partindo da obra bichos como um todo gerador de um discurso literário marginal aos ideais nacionais, e seus movimentos de devires entre homens e animais, tentarei pensar como tais conceito filosóficos constroem novos territórios de liberdade “aparadigmaticos” na sobreposição destes à narrativa de alguns dos contos da obra, especificamente, Nero, Cegarrega e Vicente. Enfim, a dissertação tentará propor novos pontos de fricção que fujam a lógica dualista arborescente da criação de discursos opressores e violentos nas relações entre o indivíduo e a sociedade
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to revisit the book Bichos by Miguel Torga approaching its prose work as a whole, while proposing a critical reading of its agencies and encounters with philosophical concepts – The Rhizome, by Deleuze and Guattari; The Neutral, by Barthes; The Expenditure, by Bataille – which propose the work’s interpretative multiplicity within the socio-political context it was written. Starting from the work Bichos as a generating unit of a literary discourse marginal to the national ideals, and its becoming movements between men and animals, I will attempt to think how such philosophical concepts build new, non-paradigmatic territories of freedom in their superposition with the narrative of some of the work’s short stories, specifically, “Nero”, “Cegarrega” and “Vicente”. Finally, the dissertation will attempt to propose new points of friction that escape the arborescent, dualist logic of creation of oppressing and violent discourses in the relations between the individual and the society
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7169
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