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Title: Histórias em quadrinhos e percepção: como o movimento se torna visível
Authors: Amorim, Naiana Mussato
metadata.dc.contributor.advisor: Müller Junior, Adalberto
metadata.dc.contributor.members: Barbosa, Mariana de Toledo
Martoni, Alex Sandro
Ulm, Hernan Rodolfo
Farinaccio, Pascoal
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta tese é um estudo das novelas gráficas From Hell (2010), Lost Girls (2007) e Watchmen (2011), escritas por Alan Moore, a partir de uma reflexão sobre a percepção na filosofia de Henri Bergson. Queremos mostrar como ocorrem as operações que envolvem composição da narrativa e entender as marcas deixadas pelos movimentos da percepção, tais como obscurecer as laterais para destacar um quadro, contrair a duração e solidificá- la em momentos descontínuos e justapostos. Desse modo, será possível recolocar o problema da visibilidade a partir da participação da memória. Ao invés de pensar a imagem em um duplo entre visível e invisível, esta tese propõe recolocar o problema da visibilidade na tríade “dispositivo”, “vazio” e “figuração”. A questão assim recolocada permitirá entender o tempo da imagem; estabelecer a relação e a diferença entre imagem visual e linguagem verbal; e indicar o corpo como ferramenta para entender a relação entre leitura e texto. Portanto, os resultados de nossos estudos mostram uma utilidade mais geral: entender o movimento da percepção pode viabilizar uma nova reflexão sobre l iteratura e mídias
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation is a study of graphic novels From Hell (2010), Lost Girls (2007) and Watchmen (2011), written by Alan Moore, from the perspective of Henri Bergson’s perception philosophy. Our aim is to investigate the operations that involve the graphic novel’s construction and understand the marks left by the movements of perception, such as as obscuring the sides to highlight a f rame, contract the duration and solidify it in discontinuous and juxtaposed moments. In this way, it was possible to replace the problem of visibility by understanding the active participation of memory in the process. Instead of thinking the image in a do uble between visible and invisible, this thesis proposes to reframe the problem of visibility in the triad "device", "void" and "figuratio n". The question thus replaced allows to understand the image’s duration; to establish the relationship and the difference between visual image and verbal language; and finally to indicate the body as a tool to understand the relationship between reading and text. Therefore, the results of our studies show a more general utility: to understand the movement of perception m ight help to create new ways of understanding the relations hip of media and literature
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7172
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