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Title: Maternidades transgressoras em "El Cuarto Mundo e Amada"
Authors: Devaux, Grazielle Furtado Alves da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Livia Maria de Freitas
metadata.dc.contributor.members: Dias, André
Figueiredo, Eurídice
Harris, Leila Assumpção
Merino, Ximena Antonia Díaz
Issue Date: 4-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A tese discute o sentido de maternidade nos romances El Cuarto Mundo, de Diamela Eltit, e Amada, de Toni Morrison. A leitura dos romances se apoia na crítica de fragmentos dos discursos do contrato social e da psicanálise sobre a mãe moderna. Em uma perspectiva comparativa, o objetivo do trabalho é entender como as ficções de Eltit e de Morrison, por caminhos diferentes, desafiam o pacto materno moderno. As mães de El Cuarto Mundo e de Amada são, ou ao menos tentam ser, em importantes aspectos, o tipo ideal materno prescrito nos discursos modernos. Entretanto, a subjetividade materna nos dois romances se constitui na experiência limite de transgressão do confinamento físico e psíquico do corpo feminino. Desse modo, há um trasbordamento do sentido de maternidade normalizado, que amplia as possibilidades de sentir, agir e desejar das personagens-mães. A partir destes outros sentidos para a experiência criativa primordial, propomos refletir, ainda, sobre a posição da mulher escritora contemporânea
metadata.dc.description.abstractother: The dissertation discusses the meaning of motherhood in the novels El Cuarto Mundo, by Diamela Eltit, and Amada, by Toni Morrison. Our reading of the novels is supported by a critical approach to fragments of discourses from social contract theory and psychoanalysis. In a comparative perspective, we aim at understanding how both fictions, through different paths, challenge modern maternal pact. Mothers in El Cuarto Mundo and Amada are, or at least try to be, in important aspects, the ideal maternal type prescribed in modern discourses. Nevertheless, maternal subjectivity in both novels is constituted in the limit experience of transgression of physical and psychical confinement of the feminine body. In this way, there is an overflow of the normalized sense of motherhood, which enlarges the possibilities of feeling, acting and desiring in those mother characters. Based on these other senses attributed to the primordial creative experience, we also think about the contemporary woman writer position
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7173
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