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Title: Palavra e imagem nas seções de abertura dos livros didáticos de Língua Portuguesa: relações semânticas e sintático-discursivas
Authors: Siqueira, Thatiana Muylaert
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Patrícia Neves
Coelho, Fábio
Issue Date: 15-Aug-2018
Abstract: A presente pesquisa pretende investigar como as relações semânticas entre palavra e imagem (SANTAELLA, 2012), que vão da complementaridade à discrepância, observáveis nas seções de abertura das unidades de livros didáticos, são estabelecidas, a fim de verificar a relevância dessas relações para a interpretação de textos. Com esse propósito, estarão em foco, principalmente, as estratégias de leitura (KLEIMAN, 1996), os mecanismos utilizados para a construção de sentidos no texto (CHARAUDEAU, 2014) e a análise do modo de organização descritivo que, relacionado aos processos referenciais (KOCH;ELIAS, 2010), é capaz de determinar e especificar os objetos de discurso. Partindo do pressuposto de que os sentidos produzidos pelos textos nascem de uma conformação direcionada pela intencionalidade dos sujeitos enunciadores, conceitos acerca dos conhecimentos prévios (PCN, 1998), das inferências (DELL’ISOLA, 2001) e das representações sociais (MOSCOVICI, 2013) serão expostos para ratificar a relevância da bagagem social, cultural e discursiva dos sujeitos destinatários para a leitura. Como aporte teórico central, serão utilizadas, além do embasamento oferecido pela Semiolinguística acerca da construção de sentidos (CHARAUDEAU, 2014), as noções de letramento (SOARES, 1998), multiletramento (ROJO, 2013), intertextualidade (KOCH, 2008) e interdiscursividade (CHARAUDEAU, 2001). O corpus para análise qualitativa do problema será composto por dez peças retiradas de quatro livros didáticos de Língua Portuguesa (CEREJA; MAGALHÃES, 2012; JACINTO, 2014; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2013; CORDEIRO, S/A) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to investigate how semantic relations between word and image (SANTAELLA, 2012), which extend from the complementarity to the discrepancy, also observable in the opening sections of textbook units, are established, in order to verify the relevance of these relations for the interpretation of texts. To this end, some theoretical concepts will be in focus, such as the reading strategies (KLEIMAN, 1996), the mechanisms used for the construction of meanings in the text (CHARAUDEAU, 2014) and the analysis of the descriptive mode of organization that, related to referential processes (KOCH; ELIAS, 2010), is able to determine and specify the objects of speech. Based on the assumption that the meanings produced by texts are born from a conformation guided by the intentionality of speaking subjects, concepts about previous knowledge (PCN, 1998), inferences (DELL'ISOLA, 2001) and social representations (MOSCOVICI, 2013) will be exposed to ratify the relevance of the social, cultural and discursive background of the recipient subject in favor of reading. As a central theoretical contribution, the notions of literacy (SOARES, 1998), multiliteracy (ROJO, 2013), intertextuality (KOCH, 2008) and interdiscursivity (CHARAUDEAU, 2001) will be used, in addition to the support offered by Semiolinguistics about the construction of meanings (CHARAUDEAU, 2014). The corpus for qualitative analysis of the problem will be composed of ten pieces from four Portuguese textbooks (CEREJA; MAGALHÃES, 2012; JACINTO, 2014; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2013; CORDEIRO, S / A) of Elementary School
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7181
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