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Title: A mediação da teoria semiolinguistica do discurso no ensino de produção textual
Authors: Souza, Diniz Duarte De
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
metadata.dc.contributor.members: Leite, Luciana Paiva de Vilhena
Feres, Beatriz dos Santos
Issue Date: 2017
Abstract: À luz dos pressupostos do contrato comunicativo oferecidos pela Teoria Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2005) e de um ensino organizado por uma sequência didática orientada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), pretende-se apresentar, nesta pesquisa-ação (TRIPP, 2005), uma abordagem teórico-metodológica que possa, cumprindo com as metas propostas pelos PCNEM (2000), em relação ao ensino de produção textual, levar o alunado ao aprimoramento efetivo de sua capacidade de comunicação na modalidade escrita da língua. Para tanto, relativamente à construção da sequência didática proposta no interior deste trabalho nos pautamos ainda não só nas contribuições de Charaudeau (2004), Schneuwly e Dolz (2010), Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008), relativamente ao conceito de gênero discursivo, como também nas de Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch e Elias (2016) e concernentes a aspectos teóricos relativos à consistência argumentativa, articulação metadiscursiva e repetição coesiva. Importa ressaltar que mais especificamente este trabalho buscou construir e testar a aplicação de um modelo didático para o ensino de produção textual centrado sobre dois operadores didáticos de grande interesse nesta pesquisa: o gênero carta de leitor e o tema transversal Ética. Para tanto, a sequência didática fomentada por pressupostos semiolinguísticos foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ e dedicou-se à avaliação de um total de doze produções de textos visando avaliar os (des)acertos de um ensino dessa natureza
metadata.dc.description.abstractother: Based on the presuppositions of the communicative contract offered by the Semiolinguistic Theory of Discourse (CHARAUDEAU, 2005) and a teaching organized by a didactic sequence directed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), it is intended to present, in this action research (TRIPP, 2005), a theoretical-methodological approach that can, in compliance with the goals proposed by the PCNEM (2000), in relation to the teaching of textual production, lead students to effectively improve their communication skills in the written language. To do so, in relation to the construction of the didactic sequence proposed within this paper, we are not only concerned with the contributions of Charaudeau (2004), Schneuwly and Dolz (2010), Bakhtin (2000) and Marcuschi (2008), in relation to the discursive gender, as well as those of Charaudeau (2014), Emediato (2007), Koch and Elias (2016) and concerning theoretical aspects related to argumentative consistency, metadiscursive articulation and cohesive repetition. It is important to point out that more specifically this paper sought to construct and test the application of a didactic model for the teaching of textual production centered on two didactic operators of great interest in this research: the reader's letter genre and the transversal theme Ethics. In order to do so, the didactic sequence fomented by semiolinguistic assumptions was applied to a second-year high school class from a public school in Niterói, RJ, Brazil, and devoted itself to the evaluation of twelve texts productions aimed at evaluating the (un)success of such teaching. With this research, we intend to contribute to the work with text productions in educational institutions, because we believe that by teaching students to improve their textual production, they will not only learn to produce a better text, but also to (re)write their own history
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7187
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