O EFEITO DA ADEQUAÇÃO SEMÂNTICO-PRAGMÁTICA NO PROCESSAMENTO DA AMBIGUIDADE SINTÁTICA: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO
Processamento da ambiguidade sintática
Adequação semântico-pragmática
Conhecimento sobre eventos específicos
Produção Intelectual
Psicolinguística
Linguística
Semântica linguística
Compreensão na leitura
Comprehension processing
Syntactic ambiguity
Semantic and pragmatic fit
Event- based knowledge
Soares, Simone da Silva | Posted on:
2018
Abstract
Esta pesquisa investiga a influência do conhecimento semântico-pragmático no curso temporal da resolução da ambiguidade sintática, através da análise do processamento da compreensão de 8 formas verbais do português brasileiro (PB) - “paga”, “salva”, “aceita”, “expulsa”, “isenta”, “suspeita”, “expressa” e “oculta” - que conduzem à ambiguidade temporária entre a interpretação de um verbo principal (3ª pessoa do presente do indicativo) e de um verbo introdutor de uma oração relativa reduzida de particípio quando antecedidas por um SN singular feminino (ex.: A jovem aceita ...). Ao investigarem a ambiguidade estrutural mencionada no PB, Maia et al. (2005) manipularam os traços semânticos [+humano] x [-animado] e obtiveram evidências condizentes com a primazia do módulo sintático, com a atuação do Princípio de Aposição Mínima, tal qual observado por Ferreira & Clifton Jr. (1986) para a língua inglesa e conforme previsto pela Teoria de Garden Path (FRAZIER & FODOR, 1978; FRAZIER, 1979 e FRAZIER & RAYNER, 1982). Contrariamente, os modelos de satisfação de condições preveem a interatividade de restrições informacionais durante o processamento em tempo real, como evidenciado nas pesquisas de Trueswell et al. (1994) e Trueswell (1996). Com fundamendação na hipótese de interatividade e de rápido acesso ao conhecimento de mundo sobre eventos específicos (MCRAE et al.,1998 e MATSUKI, 2013), buscamos investigar o efeito da adequação semântico-pragmática do SN anterior em relação ao verbo na resolução da ambiguidade, através da realização de dois experimentos off-line, duas tarefas de norming studies, e uma tarefa on-line de leitura automonitorada segmentada. Através dos estudos normativos, estabeleceu-se o ranqueamento dos SNs com maior tipicidade para induzir as diferentes interpretações do verbo ambíguo, observando, para os dados do PB, a inadequação da adoção de um critério estritamente semântico no controle do SN anterior. Procedemos, em seguida, ao experimento de leitura automonitorada, que contou com a manipulação de duas variáveis independentes: a tipicidade do SN (SN favorável x SN não favorável) e desambiguação (verbo principal x verbo introdutor da relativa), gerando quatro condições, duas com SNs favoráveis à desambiguação posterior ((FV:A diretora/ expulsa/ dois / alunos /do /colégio / por agressão física. - (FR): A aluna /expulsa /pela /direção /vai / procurar / outra escola pública.) e duas não favoráveis ((NV): A aluna /expulsa /dois /colegas /do /banheiro / durante o recreio. - (NR): A diretora/expulsa /pelo/ prefeito /vai /recorrer /à justiça estadual.). Quatro regiões foram consideradas como críticas: as duas palavras do sintagma desambiguador e duas palavras posteriores à desambiguação. Nossos resultados mostraram-se compatíveis com a hipótese de interatividade e de acesso imediato ao conhecimento baseado em eventos na resolução da ambiguidade sintática, visto que se tenha verificado o efeito principal da variável tipicidade do SN desde o primeiro segmento crítico (primeiro item do sintagma desambiguador), com maiores custos de processamento do segmento desambiguador para as condições não favoráveis, tanto com desambiguação pelo verbo principal quanto pela relativa, em contraposição à ausência de distinção estatisticamente significativa entre as médias de leitura nos segmentos críticos para as condições favoráveis, independentemente do tipo de desambiguação
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TeseSubject(s)
Psicolinguística experimentalProcessamento da ambiguidade sintática
Adequação semântico-pragmática
Conhecimento sobre eventos específicos
Produção Intelectual
Psicolinguística
Linguística
Semântica linguística
Compreensão na leitura
Comprehension processing
Syntactic ambiguity
Semantic and pragmatic fit
Event- based knowledge