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Title: O Spanglish e Os Nuyoricans: identidades em (Re) construção
Authors: Lima, Thábata Christina Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Diez, Xoán Carlos Lagares
metadata.dc.contributor.members: Savedra, Mônica Maria Guimarães
Pereira, Telma Cristina de Ameida Silva
Morello, Rosângela
Fanjul, Adrián Pablo
Issue Date: 15-Aug-2018
Abstract: Esta pesquisa, situada no âmbito da Sociolinguística, visa refletir sobre a importância dos contatos linguísticos e culturais nos processos de (re)construção identitários. Tomando por exemplo a situação dos porto-riquenhos residentes em Nova York, os quais convivem diariamente com a ambiguidade de “pertencerem” a dois lugares e a nenhum deles por completo, tenta-se compreender como a propagação de um determinado “fenômeno” (O Spanglish) pode ser fundamental na manifestação das identidades híbridas desses indivíduos. Assim, o objetivo principal desta tese é analisar como o Spanglish, concebido popularmente como a mistura das línguas inglesa e espanhola, pode contribuir nos processos de (re)construção das identidades dos chamados Nuyoricans. Através do estudo das principais atitudes, representações e ideologias linguísticas relacionadas a este “fenômeno”, mediante a observação participante em dois bairros “tipicamente” porto-riquenhos de Nova York (Lower East Side e Spanish Harlem), a aplicação de questionários e a realização de entrevistas, entre outros instrumentos de pesquisa, pode-se evidenciar que o Spanglish configura-se como uma estratégia de resistência e de projeção de uma nova identidade, na qual os costumes e as tradições norte-americanas e porto-riquenhas são valorizados e legitimados. Não representa apenas um modo de falar “diferente”, mas, manifesta um terceiro espaço, no qual as línguas e culturas são inextricavelmente entrelaçadas
metadata.dc.description.abstractother: This research, located in the scope of Sociolinguistics, aims to reflect on the importance of linguistic and cultural contacts in the processes of identity (re)construction. Taking for example the situation of Puerto Ricans residing in New York, who live daily with the ambiguity of “belonging” to two places and not at all, we try to understand how the propagation of a certain “phenomenon” (The Spanglish) may be fundamental in the manifestation of the hybrid identities of these individuals. Thus, the main objective of this thesis is to analyze how Spanglish, popularly conceived as the mixture of the English and Spanish languages, can contribute to the processes of (re)construction of the identities of the so-called Nuyoricans. Through the study of the main attitudes, representations and linguistic ideologies related to this “phenomenon”, across participant observation in two “typical” Puerto Rican neighborhoods of New York (Lower East Side and Spanish Harlem), the application of questionnaires and the conducting of interviews, among other research instruments, it can be shown that Spanglish acts as a strategy of resistance and projection of a new identity, in which American and Puerto Rican customs and traditions are valued and legitimized. It not only represents a “different” way of speaking, but it manifests a third space in which languages and cultures are inextricably intertwined
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7202
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