DO SILÊNCIO AO ECO: UMA ANÁLISE DOS DIZERES SOBRE A LÍNGUA INGLESA E O SEU ENSINO QUE RESSOAM NO DISCURSO DO ALUNO
Língua inglesa
Análise do discurso
Sujeito
Análise do discurso
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira
English language
Subject
Discourse analysis
Teaching
Daróz, Elaine Pereira | Posted on:
2018
Abstract
A presente pesquisa tem por objeto uma análise discursiva dos dizeres sobre a língua inglesa e
o seu ensino em escolas regulares, uma vez que,.a nosso pensar, tais dizeres reverberam no
discurso do aluno com implicações no imaginário de língua constitutivo da relação entre sujeito e língua. Tomamos como suporte teórico-analítico os pressupostos da Análise de discurso de linha francesa, na consideração de um sujeito concebido como “efeito de linguagem”, e
uma língua constitutivamente heterogênea. Em uma desconstrução dos sentidos regularizados
sobre a língua inglesa em nossa formação social, propomos uma reflexão sobre a língua numa
abordagem discursiva, em atenção ao movimento simbólico no e pelo qual sujeitos e sentidos
se constituem, em especial no que tange à passagem da língua dita materna para a língua estrangeira. Em atenção aos processos de interpelação/identificação/subjetivação e os seus efeitos no imaginário de língua para o sujeito, empreendemos um gesto analítico acerca do modo
de funcionamento dos dizeres sobre (e para) a língua inglesa postos em circulação no discurso
publicitário, produzindo um efeito de verdade. Considerando a escola como um lugar de representatividade em nossa formação social, buscamos uma desnaturalização dos sentidos sobre a língua inglesa como língua estrangeira, a partir de uma reflexão teórica sobre os efeitos
da sua disciplinarização na regularização dos sentidos sobre esta língua frequentemente relacionada à cultura. Na compreensão da língua em seu trabalho simbólico, propomos ainda uma
reflexão teórica sobre a relação relativamente estabilizada entre língua e cultura, e suas impl icações nos processos de subjetivação, tendo em vista as condições sócio-histórico-ideológicas
em que os discursos sobre o idioma são produzidos na atualidade. Em nossa investigação,
observamos que os sentidos sobre o idioma anglo-saxão postos em circulação na mídia são
muitas vezes legitimados pela instituição escolar, com implicações no imaginário de língua
que se constitui para o sujeito. Na consideração dos efeitos advindos dessa (re)produção de
sentidos, apresentamos, ainda, uma análise do discurso pedagógico, tendo em vista os dizeres
sobre a língua inglesa e o seu ensino nas leis que gerem a Educação no país, a saber, LDBEN,
PCN e OC. A partir das pistas depreendidas de nosso gesto de interpretação das discursividades sobre (e para) a língua inglesa em nossa formação social, realizamos, por fim, um gesto de
interpretação do discurso do aluno sobre a língua inglesa e o seu ensino em escolares regulares, a fim de melhor compreendermos as implicações desses dizeres no imaginário de língua
inglesa que se constitui para esses alunos. As reflexões teóricas e o nosso movimento de análise nos permitiram alguns questionamentos sobre o ideal de língua e representação de sociedade regularizados em nossa formação social e, assim, um novo olhar para as práticas sociais no ensino de línguas no país
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Document type
TeseSubject(s)
EnsinoLíngua inglesa
Análise do discurso
Sujeito
Análise do discurso
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira
English language
Subject
Discourse analysis
Teaching