Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7206
Title: Kit de aprendizado de mecânica
Authors: Souza, Sara Brison Pires de
metadata.dc.contributor.advisor: Barbosa, João Carlos Lutz
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Regina Célia de Souza
Lima, Renata Vilanova
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este projeto propõe um kit didático para auxílio ao ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Após identificação do problema enfrentado por uma prática de ensino de Física exclusivamente teórica, o desenvolvimento do projeto exigiu levantamento de dados em consultas a professores e na avaliação de produtos similares e de laboratórios didáticos, executou pesquisa de materiais alternativos para execução do kit e utilizou-se de modelagem virtual e de modelagem física para testar o seu funcionamento. A ferramenta projetada é voltada especificamente para o desenvolvimento de atividades relativas aos tópicos Plano Inclinado, Lançamento Oblíquo e Lei de Hooke, conteúdos de Mecânica que são parte do currículo previsto pelo Ministério da Educação para a matéria. O kit permite a experimentação no ambiente escolar, vista como metodologia adequada ao ensino de Física, e se justifica na carência de laboratórios didáticos nas escolas, sendo construído com o menor custo possível a fim de ser acessível às instituições que possuem poucos recursos. Para isso, busca também apresentar portabilidade e facilidade de montagem e uso, fatores fundamentais para a viabilidade da aplicação da ferramenta em sala de aula.
metadata.dc.description.abstractother: This project proposes an educational kit to assist on the teaching and learning of Physics on High School. After identifying the issue faced by an exclusively theoretical Physics teaching practice, the project's development demanded data collection by surveying teachers and evaluating similar products and didactic laboratories. It also researched for alternative materials for the kit's completion and used virtual and physical modelling to test its performance. The projected kit aims specifically at developing related activities to topics such as Inclined Plane, Non-Horizontally Launched Projectile and Hooke's Law, which are Mechanics contents required by the Ministry of Education (MEC) for the subject. The kit enables experimentation in an academic environment, which is seen as the adequate methodology for the teaching of Physics and is justified by the scarcity of didactic laboratories in schools and therefore built with the lowest possible cost in order to be affordable for institutions that lack resources. To that end, it also seeks to present portability and ease to set up and use, which are fundamental factors to enable the application of the kit in the classroom.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7206
Appears in Collections:GDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO TCC - SARA BRISON.pdf8.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons