Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, João Carlos Lutz-
dc.contributor.authorSouza, Sara Brison Pires de-
dc.date.accessioned2018-08-21T13:48:19Z-
dc.date.available2018-08-21T13:48:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7206-
dc.description.abstractEste projeto propõe um kit didático para auxílio ao ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Após identificação do problema enfrentado por uma prática de ensino de Física exclusivamente teórica, o desenvolvimento do projeto exigiu levantamento de dados em consultas a professores e na avaliação de produtos similares e de laboratórios didáticos, executou pesquisa de materiais alternativos para execução do kit e utilizou-se de modelagem virtual e de modelagem física para testar o seu funcionamento. A ferramenta projetada é voltada especificamente para o desenvolvimento de atividades relativas aos tópicos Plano Inclinado, Lançamento Oblíquo e Lei de Hooke, conteúdos de Mecânica que são parte do currículo previsto pelo Ministério da Educação para a matéria. O kit permite a experimentação no ambiente escolar, vista como metodologia adequada ao ensino de Física, e se justifica na carência de laboratórios didáticos nas escolas, sendo construído com o menor custo possível a fim de ser acessível às instituições que possuem poucos recursos. Para isso, busca também apresentar portabilidade e facilidade de montagem e uso, fatores fundamentais para a viabilidade da aplicação da ferramenta em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Gonçalves (coordenacao_gdi@vm.uff.br) on 2018-08-16T15:31:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RELATÓRIO TCC - SARA BRISON.pdf: 9100866 bytes, checksum: 7894f89f950b5e24ab23cc97a5fa63c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2018-08-21T13:48:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RELATÓRIO TCC - SARA BRISON.pdf: 9100866 bytes, checksum: 7894f89f950b5e24ab23cc97a5fa63c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T13:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RELATÓRIO TCC - SARA BRISON.pdf: 9100866 bytes, checksum: 7894f89f950b5e24ab23cc97a5fa63c4 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleKit de aprendizado de mecânicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordKit didáticopt_BR
dc.subject.keywordMecânicapt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.contributor.membersPereira, Regina Célia de Souza-
dc.contributor.membersLima, Renata Vilanova-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorDesenho Industrialpt_BR
dc.subject.descriptorFísicapt_BR
dc.subject.descriptorMecânicapt_BR
dc.subject.descriptorDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.descriptorMaterial Didáticopt_BR
dc.subject.keywordotherEducational Kitpt_BR
dc.subject.keywordotherMechanicspt_BR
dc.subject.keywordotherPhysicspt_BR
dc.subject.keywordotherHigh Schoolpt_BR
dc.description.abstractotherThis project proposes an educational kit to assist on the teaching and learning of Physics on High School. After identifying the issue faced by an exclusively theoretical Physics teaching practice, the project's development demanded data collection by surveying teachers and evaluating similar products and didactic laboratories. It also researched for alternative materials for the kit's completion and used virtual and physical modelling to test its performance. The projected kit aims specifically at developing related activities to topics such as Inclined Plane, Non-Horizontally Launched Projectile and Hooke's Law, which are Mechanics contents required by the Ministry of Education (MEC) for the subject. The kit enables experimentation in an academic environment, which is seen as the adequate methodology for the teaching of Physics and is justified by the scarcity of didactic laboratories in schools and therefore built with the lowest possible cost in order to be affordable for institutions that lack resources. To that end, it also seeks to present portability and ease to set up and use, which are fundamental factors to enable the application of the kit in the classroom.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.date2016-07-28-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoGraduação em Desenho Industrialpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:GDI - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO TCC - SARA BRISON.pdf8.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons