Metadata
Show full item record
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Jogos
Paródias
Funções inorgânicas
Sequência didática
Ensino de química
Química inorgânica
Lúdico
Jogo educativo
Didática
Experimento químico
Processo de ensino-aprendizagem
Experimentation
Games
Playful resources
Parodies
Inorganic chemistry
Didactic sequence
Rodrigues, Marcela de Mattos Mendonça Lemos | Posted on:
2016
Abstract
Para auxiliar a compreensão do conteúdo de funções inorgânicas, aplicou-se
em uma turma de 1ª série do ensino médio da Escola Técnica Estadual
Henrique Lage em Niterói-RJ, uma sequência didática elaborada, que articulou
experimentos, jogos adaptados e produção de paródias. A sequência didática
foi desenvolvida em seis tempos de aula de 50 minutos cada. A análise de
como esses recursos lúdicos utilizados auxiliaram no aprendizado dos alunos é
mostrada, destacando o prazer dos alunos para executarem cada uma das
atividades propostas. Os recursos fizeram parte de uma gincana, na qual podese
esclarecer os principais equívocos oriundos do conteúdo abordado. Durante
a aplicação dos recursos foram observados os erros conceituais e retificados,
mostrando-se que o lúdico além de ser uma ferramenta envolvente, pode
assumir o caráter avaliativo, quando bem conduzido. A sequência didática
elaborada e aplicada mostrou um grande potencial para o ensinoa-prendizagem
de funções inorgânicas, mas pode-se observar que o tempo
para a sua aplicação necessita ser ampliado para que se possa obter melhores
resultados
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RODRIGUES, Marcela de Mattos Mendonça Lemos. O lúdico como estratégia avaliativa para o ensino de funções inorgânicas. Niterói, 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
ExperimentaçãoJogos
Paródias
Funções inorgânicas
Sequência didática
Ensino de química
Química inorgânica
Lúdico
Jogo educativo
Didática
Experimento químico
Processo de ensino-aprendizagem
Experimentation
Games
Playful resources
Parodies
Inorganic chemistry
Didactic sequence
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: