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SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DA TEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS NO PNLD 2015
Saneamento básico
Ensino de química
Abordagem de temas sociais
Ensino de química
Processo de ensino – aprendizagem
Saneamento básico
Livro didático
Textbook
Sanitation
Teaching of chemistry
Teaching of chemistry
Santos, Thaís Barreto | Posted on:
2016
Abstract
O livro didático é considerado um dos principais instrumentos pedagógicos em sala de aula. Sendo assim, o entendimento de como este se estrutura é de grande relevância, principalmente para os professores que terão a função de escolher aquele que mais se adequa a realidade em que a comunidade escolar está inserida. Nesse contexto, buscamos compreender como a problematização da realidade é apresentada nos quatro livros didáticos de química integrantes do PNLD 2015, especificamente no que tange a temática do saneamento básico, por entender a relevância social desse tema em nossa sociedade. Assim, foi utilizada a abordagem qualitativa pelo viés exploratório, descritivo e interpretativo, visando identificar como tais questões vêm sendo abordadas nestas obras. Sendo este estudo recortado pela discussão da abordagem de temas sociais, defendida em documentos oficiais, foram tomadas como categorias de análise, a problematização do tema e a relação tema/conteúdo presentes nos livros de didáticos de química, tendo como pano de fundo o enfoque CTS e a abordagem temática de Freire. Em todas as obras analisadas é observada a presença de temas sociais, entretanto, a forma pela qual esse tema é explorado é o que as diferencia. Dessa forma, é possível estabelecer aproximações entre as obras Química (Martha Reis) e Ser protagonista (Murilo Tissoni Antunes), caracterizada pela apresentação clássica de conteúdos e fragilidade na problematização dos temas, tanto na perspectiva de realidade balizada por pressupostos freireanos, quanto no enfoque CTS, caracterizando o contexto como uma ilustração. Já as obras Química (Mortimer e Machado) e Química cidadã (Mól e Santos) podem ser aproximadas em relação a proposta de protagonismo dos alunos e construção do conhecimento através da contextualização de conteúdos químicos, problematizado tanto em uma perspectiva de realidade local, baseada em pressupostos de Paulo Freire, quanto em uma abordagem que se aproxima das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SANTOS, Thais Barreto. Saneamento básico no ensino de química: análise da temática nos livros didáticos no PNLD 2015. Niterói, 2016.111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Curso de Licenciatura em Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
Livro didáticoSaneamento básico
Ensino de química
Abordagem de temas sociais
Ensino de química
Processo de ensino – aprendizagem
Saneamento básico
Livro didático
Textbook
Sanitation
Teaching of chemistry
Teaching of chemistry
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