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Title: Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica
Other Titles: Ortotanásia: the perception of the nursing trainees regarding the theme. a phenomenological approach
Authors: Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
metadata.dc.contributor.advisorco: Pereira, Eliane Ramos
metadata.dc.contributor.members: Rosas, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa
Pereira, Eliane Ramos
Martins, Aline Miranda da Fosenca
Corvino, Marcos Paulo Fonseca
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Simões, Renata Daniele de Oliveira Lourenço. Ortotanásia: a percepção dos formandos de enfermagem quanto à temática. uma abordagem fenomenológica. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017
Abstract: A graduação dá grande ênfase a formar profissionais de enfermagem para a manutenção da saúde e cura de doenças, formando uma visão curativista e dicotomizada do indivíduo, apesar de as diretrizes curriculares pautarem que esses devem ser profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. A ortotanásia (“morte correta”) objetiva a não intervenção no desenvolvimento natural da morte quando essa é iminente e inevitável, ou seja, um cuidado para que o indivíduo encontre uma morte com o mínimo de sofrimento possível, garantindo sua dignidade. A pesquisa tem por objetivos: Desvelar qual é a percepção dos formandos de enfermagem quanto à sua formação acadêmica diante da temática ortotanásia; descrever a percepção dos formandos quanto à sua formação para vivenciar a prática de ortotanásia e o significado dessa para eles e desenvolver junto aos formandos de enfermagem, a partir de suas contribuições, um material didático e institucional voltado à formação e instrução de novos formandos sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica qualitativa, realizada com acadêmicos do último ano da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, após aprovação pelo Comitê de Ética sob o número 1.850.413. Foram realizadas 23 entrevistas fenomenológicas norteadas por um roteiro de perguntas abertas, cujos dados foram analisados à luz de Merleau-Ponty e tratados através da proposta metodológica de Amedeo Giorgi. Após a análise dos dados foram estruturados os grupos de conhecimento “Minha Formação Acadêmica” e “Cuidado com a Morte não com o Morrer”, demonstrando que os acadêmicos têm a percepção de uma formação deficiente no que diz respeito à temática de ortotanásia e ao preparo para vivenciar o processo de morte, o que interfere na concepção quanto à prática de ortotanásia. A inclusão da temática de forma transversal durante o curso e a utilização de meios audiovisuais foram os principais apontamentos como possível produto para a abordagem acadêmica dessa temática. Perante tais dados percebe-se a necessidade com urgência de uma grande difusão sobre a temática de ortotanásia no meio acadêmico, assim como a preparação dos alunos de enfermagem para vivenciar o processo da finitude humana, sendo assim capazes de entender todas as suas fases e atuando em cada uma delas, respeitando as necessidades e a dignidade de seus pacientes de forma humana e capacitada. Foi estruturada, como produto desta pesquisa, uma aula sobre a temática da ortotanásia para aplicabilidade junto a grupos multiprofissionais da área de saúde, assim como um folder explicativo. Tais produtos já foram aplicados na forma prática junto a acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e à equipe multiprofissional de um hospital público de Campos dos Goytacazes
metadata.dc.description.abstractother: Graduation places great emphasis on training nursing professionals to maintain health and cure diseases, forming a curative and dichotomized view of the individual, even though curricular guidelines indicate that they should be professionals with a generalist, humanistic, critical and reflective background. Orthothanasia ("normal death") aims at not intervening in the natural course of death when it is imminent and inevitable, meaning care for the individual to die with as little suffering as possible, ensuring their dignity. This research aims to: 1) unveil the perceptions of nursing graduates with regard to their academic training on orthothanasia; 2) describe the perceptions of trainees as to their training experience on the practice of orthothanasia and its meaning to them; and 3) based on their contributions, to develop with the nursing trainees didactic and institutional material aimed at the training and instruction of new trainees on this theme. This study represents qualitative phenomenological research carried out with final year scholars of the Aurora do Afonso Costa Nursing School, with the approval of its Ethics Committee (Nº. 1.850.413). Twenty-three phenomenological interviews were conducted involving a series of open questions, the responses to which were analyzed in accordance with Merleau-Ponty and the methodological approach of Amedeo Giorgi. After analyzing the data, the knowledge groups "My Academic Training" and "Beware of Death not Dying" were structured, which demonstrated that trainees have a perception of poor training regarding the topic of orthopathy and their preparation for experiencing the death process, which interferes with the concept of practicing orthothanasia. Inclusion of this theme transversally during courses and the use of audiovisual media were the principle suggestions for academically approaching this topic. In view of these data, greater diffusion of the topic of orthothanasia in the academic milieu is urgently needed, as is preparation of nursing trainees to experience the human death process, helping them to understand all its phases and how to act in each of them and to respect the needs and dignity of their patients in a humane and professional way. Arising from this research, a class on orthothanasia was conducted for multiprofessional groups in the health area and an explanatory folder was prepared. Such teaching aids have already been provided in practical form to nursing academics from the Aurora do Afonso Costa Nursing School and the multiprofessional team of a public hospital in Campos dos Goytacazes
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7227
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