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Title: Aplicação de pinturas anticorrosivas e anti-incrustantes para proteção e manutenção de navios: estudo de caso do comboio de empurrador e barcaça da Norsul.
Authors: Nascimento, Alexandre Carvalho do
Moraes, Vitor Bastos de
metadata.dc.contributor.advisor: Pinheiro, Ronaldo Rollin
metadata.dc.contributor.members: Tavares, Sérgio Souto Maior
Pardal, Juan Manuel
Issue Date: 18-Aug-2015
Abstract: A corrosão tem um elevado impacto econômico, ambiental e de segurança na sociedade. O gasto gerado por ela é tão significativo que pesquisas mostram que este chega a representar de 3% a 5% do PIB em alguns países. Sendo assim, é fundamental a aplicação de técnicas de proteção contra a mesma. O setor mais impactado pela corrosão é o naval tendo em vista que os cascos dos navios são fabricados em aço naval, navegam em água salgada e podem transportar cargas altamente corrosivas. Por isso, cada vez mais desenvolvem-se novas tecnologias que visam minimizar os efeitos da corrosão nestes equipamentos, entre outras a mais difundida é a pintura anticorrosiva. Outro inconveniente é o acúmulo de cracas no fundo dos navios. Pois o escoamento da água no casco é alterado devido à incrustação, piorando assim a navegabilidade, fazendo com que haja perda significativa na performance da embarcação, que por fim aumenta o consumo de combustível, gerando custos indesejáveis. Mais uma vez, a pintura agora anti-incrustante é a técnica mais utilizada para amenizar este problema. Dessa forma, o trabalho sugere uma exposição destes esquemas de pintura, junto com a análise de casos reais que levaram a uma melhora da operação.
metadata.dc.description.abstractother: Corrosion has a high economic impact, environmental and security in society. The spending generated by it is very significant that research shows that this can represent up to 3% to 5% of GDP in some countries. Thus, the application of techniques for protection is critical. The sector most affected by corrosion is the maritime considering that the ship hulls are made of naval steel, sailing in salt water and can carry highly corrosive loads. So increasingly are developing new technologies aimed at minimizing the effects of corrosion in these devices, among others the most widespread is anti-corrosive paint.Another drawback is the accumulation of barnacles on the bottom of ships. For the drainage of water on the hull is changed due to fouling, thus worsening the seaworthiness, so that there is significant loss in performance of the vessel, which ultimately increases the fuel consumption, causing undesirable costs. Again, the antifouling paint now is the technique used to alleviate this problem.Thus, this work suggests an exhibition of these paint schemes, along with analysis of real cases that have led to an improvement of the operation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/723
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