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Title: Currículo, multiculturalidade e formação docente: a educação das relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana
Authors: Lamir, Laísa Mara
metadata.dc.contributor.advisor: Neves, Eloiza Dias
metadata.dc.contributor.members: Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Arantes, Erika Bastos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A implementação de uma diretriz curricular nacional é uma tarefa árdua, que envolve tempo e o trabalho de muitos atores. Este estudo se propôs a fazer uma análise crítica sobre a implantação das Diretrizes Curriculares para o ensino das relações Étnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana que consta na Lei 10.639/03. Estas ações afirmativas são fruto da união da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial com o Ministério da Educação e Cultura, cujo objetivo é equiparar, valorizar e garantir direito das etnias que compõem a sociedade brasileira de serem representadas no currículo escolar. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as teorias do currículo, além de um estudo das Diretrizes, o que levou à discussão sobre a importância da formação inicial e continuada dos professores na implantação de mudanças na escola
metadata.dc.description.abstractother: The implementation of a national curriculum guideline is an arduous task that involves time and the work of many actors. This study aimed to make a critical analysis of the implementation of the DiretrizesCurriculares para o ensino das relaçõesÉtnico-raciais e da História e Cultura afro-brasileira e africana (Curriculum Guidelines for the teaching of ethnic-racial relations and history and african-Brazilian and African culture) contained in Law 10.639 / 03. These affirmative actions are the result of the union of the Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Secretariat for Racial Equality Promotion Policy) with the Ministério da Educação e Cultura(Ministry of Education and Culture), which aims to match, enhance and guarantee the right of ethnic groups that make up Brazilian society to be represented in the school curriculum. A literature review on the curriculum theories was carried on, as well as a study of the Diretrizes, which led to a discussion about the importance of initial and continuing training of teachers in the implementation of changes in the school.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7233
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