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Title: A educação como método de humanização nas unidades prisionais masculinas do município de Campos dos Goytacazes, RJ: ressocializar para o futuro conquistar
Authors: Silva, Ivanise Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Brandão, Marco
metadata.dc.contributor.members: Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Monteiro, Rodrigo de Araújo
Issue Date: 2016
Abstract: O presente trabalho faz uma abordagem sobre a educação sendo utilizada como um método de humanização nas unidades prisionais masculinas do município de Campos dos Goytacazes – RJ, buscando o entendimento sobre o assunto por meio de pesquisa bibliográfica e com a realização de um estudo de caso, fazendo uma análise através de entrevistas, observando a atuação da educação no processo de ressocialização das pessoas que se encontram sob custódia do Estado, cumprindo pena no sistema carcerário dos presídios do município. A fundamentação teórica da pesquisa é composta de explanação sobre a educação no sistema penitenciário, ressaltando sobre a história da educação nas instituições prisionais; demonstrando o que as leis dizem sobre a assistência à educação dos apenados; pesquisando sobre a educação dos detentos da cidade, fazendo um breve relato sobre as unidades prisionais masculinas; e conceituando a pedagogia da humanização das prisões. Assim, visto que o sistema carcerário afronta diretamente a dignidade da pessoa humana, não conseguindo ela facilmente reformular os valores distorcidos, o presente estudo tem o objetivo de contribuir para a ampliação do conhecimento em torno da educação penitenciária dentro da realidade prisional masculina da cidade.
metadata.dc.description.abstractother: This work is an approach on education being used as a method of humanization in prisons for men in the city of Campos dos Goytacazes - RJ, seeking the understanding of the subject by means of literature and conducting a case study, doing an analysis by interviewing, observing the work of education in the rehabilitation process of people who are in state custody, serving time in the prison system of county jails. The theoretical basis of the research is composed of explanation on education in the prison system, emphasizing on the history of education in prisons; demonstrating what the laws say about the assistance to the education of convicts; researching the education of city inmates, making a brief report on the prisons male; and conceptualizing the pedagogy of humanization of prisons. In this way, as the prison system directly affront the dignity of the human person, failing to it easily reshape the distorted values, this study aims to contribute to the expansion of knowledge about the prison education within the male prison reality of the city.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7235
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