Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7236
Title: A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
Authors: Reis, Marcio Domingos da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Dias Neto, José Colaço
metadata.dc.contributor.members: Tabachi, Geovana Silva
Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
Dias Neto, José Colaço
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Nos estágios correspondentes à disciplina de Pesquisa e Prática Educativa I e II, o colégio estudado, localizado em área central da cidade de Ariranha do Pontal, apresentou uma realidade que endossa o grande número de impressões que considera o ensino médio um tanto confuso e pouco eficiente quanto a seus objetivos. Entretanto, no estágio referente à disciplina Pesquisa e Prática Educativa III, o colégio estudado apresentou uma configuração que parece menos pessimista. Fui aluno deste colégio de 1962 a 1967 tendo concluido ali o primário. Após 48 nos retorno na condição de observador para analisar a instituição como aluno da Universidade Federal Fluminense pelo curso de Ciências Sociais. Nunca pensei que um dia voltaria a este colégio no contexto desta situação. Vez por outra somos envolvidos por uma rede de conexões que fogem ao nosso domínio, e nos insere no curso de uma ou mais ocorrências não previstas. Esta conjunção de fatores me trouxe a este espaço escolar para proceder a composição deste trabalho através da observação direta focada sobre o cotidiano do Colégio Estadual Sigma I, acrescida dos depoimentos de pais de alunos, alunos, ex-alunos, entrevista com a gestora e entrevista com a equipe de coordenação pedagógica, com o intuito de coletar e organizar dados que possibilitem averiguar o cotidiano desta instituição de ensino. O que se pretende investigar, nos termos de uma de singularidade, consiste em descortinar o objeto responsável pela atmosfera que envolve este reduto escolar nos termos de sua ambiência. Apesar da natureza normativa imanente ao processo de ensino-aprendizagem em seu caráter burocático, da investidura de poder do Estado à função gestora, de estar localizado numa área considerada de risco pelo fato de parte de seus alunos residirem em adjacências frequentadas por elementos que traficam drogas ilícitas, o dia a dia deste colégio sugere a impressão de uma funcionalidade com razoável margem de tranquilidade.
metadata.dc.description.abstractother: In stages corresponding to the discipline of Research and Educational Practice I and II , the school studied , located in the downtown area of Ariranha Pontal, presented a reality endorsing the large number of impressions that considers high school somewhat confusing and somewhat deficient as the proposed objectives . However , at the stage concerning the discipline Research and Educational Practice III , the school studied showed the opposite reality as to what the primary and secondary education can accomplish. I was a student of this college from 1962 to 1967 there having completed primary . After 48 in return as an observer to analyze the institution as a student at the Universidade Federal Fluminense for the Social Sciences . I never thought that one day return to this school in the context of this situation. From time to time we are surrounded by a network of connections that are beyond our control , and inserts in the course of one or more unforeseen events. This combination of factors brought me to this school space to make the composition of this work through direct observation focused on the everyday Sigma State College , plus testimonials from parents of pupils , students , alumni , interview with the direction and interview with the coordinating education team, collect and organize data to enable ascertain the quotidian of this educational institution. What if you want to investigate , according to a singularity, is to uncover the object responsible for the atmosphere surrounding this school redoubt in terms of its ambience . Despite the immanent normative nature to the teaching- learning process in their bureaucratic character, the state power of investiture to the management function, to be located in an area considered at risk, because part of his students reside in adjacent frequented by elements who traffic illicit drugs , the day to day of this school suggests the impression of a feature with reasonable margin of tranquility.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7236
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIO REIS TEXTO MONOGRAFICO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE última versão.pdf942.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.