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Title: Mapeamento do processo de compras públicas: uma ferramenta para gestão de materiais em saúde
Other Titles: Mapping of the public procurement process: a tool for health materials management
Authors: Faria, Suzi da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Christovam, Barbara Pompeu
metadata.dc.contributor.members: Paes, Graciele Oroski
Ferreira, Simone Cruz Machado
Pereira, Iuri Bastos
Brum, Ana Karine Ramos
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Faria, Suzi da Silva. Mapeamento do processo de compras públicas: uma ferramenta para gestão de materiais em saúde. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2017
Abstract: Diante dos avanços tecnológicos, de cenários cada vez mais competitivos e da escassez de recursos financeiros; a sociedade insatisfeita com o atendimento na saúde cobra uma administração pública eficiente e eficaz. Essas demandas impulsionam o gestor a buscar mais agilidade e transparência com o gasto público. Esta pesquisa tem como objetivo geral aplicar a metodologia de gestão por processos no mapeamento de compras de material médico-hospitalar de consumo visando a melhoria das etapas de normalização e de aquisição realizadas pela Coordenação de Qualificação de Material. Os objetivos específicos são: mapear o processo de normalização (padronização/seleção) e de aquisição de materiais de consumo (descartáveis) na Coordenação de Qualificação de Materiais e construir protocolos organizacionais fundamentados na gestão por processos para subsidiar a normalização e a aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo e sua avaliação através de indicadores. A metodologia é composta por uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem quantitativa, documental e transversal operacionalizada pela gestão por processos para facilitar a visão sistêmica da organização. O cenário de estudo foi a Coordenação de Qualificação de Material, um setor que assessora a Coordenação de Licitação na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A definição das amostras foi através da seleção de pregão eletrônico para aquisição de materiais médico-hospitalares de consumo nos anos de 2014, 2015 e 2016. O levantamento dos dados foi realizado de junho de 2016 a abril de 2017, período em que todos os pregões de 2016 haviam sido encerrados (adjudicados/homologados). Dentro do recorte de três anos foram analisados n=135 pregões de materiais médico-hospitalar de consumo totalizando n=715 itens para aquisição. Deste total: n=364 itens aprovados para aquisição equivalendo a um percentual de 50.9% e 49.1% sem possibilidades de serem adquiridos. As causas para a não aquisição, identificadas como gargalo do processo, foram: n=201 itens fracassados (28.11%), n=80 itens desertos (11.18%), n=52 itens revogados (7.27%) e n=18 itens anulados (2.51%). Através do mapeamento do processo foi possível traçar proposta de tecnologia gerencial do tipo inovação organizacional com a elaboração de um sistema de indicadores para gerenciar o monitoramento dos processos de normalização e de aquisição, além de lançar a proposta do protocolo organizacional para a pré-qualificação de marcas como subsídio para tomada de decisão mais ágil. Conclui-se com o trabalho que é necessário redesenhar os processos a fim de manter uma visão sistêmica estabelecendo canais de comunicação com todos os envolvidos no processo. E mais do que isso poder contar com a participação e interação dos usuários da rede para agregar valor ao serviço público otimizando os gastos com a aquisição de materiais
metadata.dc.description.abstractother: In the face of technological advances, increasingly competitive scenarios and scarce financial resources; the society dissatisfied with health care charges an efficient and effective public administration. These demands encourage the manager to seek more agility and transparency with public spending. This research has as general objective to apply the methodology of management by processes in the mapping of purchases of medical-hospital material of consumption aiming at the improvement of the stages of normalization and acquisition carried out by the Material Qualification Coordination. The specific objectives are: to map the process of standardization (standardization / selection) and acquisition of consumer materials (disposable) in the Coordination of Qualification of Materials and build organizational protocols based on process management to subsidize standardization and acquisition of medical materials consumption indicators and their evaluation through indicators. The methodology is composed of an applied, exploratory research, with a quantitative, documentary and transversal approach operationalized by the management by processes to facilitate the systemic view of the organization. The study scenario was the Coordination of Material Qualification, a sector that advises the Bidding Coordination at the State Health Secretariat of Rio de Janeiro. The definition of the samples was through the selection of electronic trading sessions for the acquisition of medical and hospital consumables in the years 2014, 2015 and 2016. The data was collected from June 2016 to April 2017, during which time all trading sessions had been closed (awarded / approved). Within the three-year cut-off, n = 135 trading sessions of medical-hospital supplies were analyzed, totaling n = 715 items for acquisition. Of this total: n = 364 items approved for acquisition equivalent to a percentage of 50.9% and 49.1% with no possibility of being acquired. The causes for non-acquisition, identified as process bottlenecks, were: n = 201 failed items (28.11%), n = 80 deserted items (11.18%), n = 52 revoked items (7.27%) e n = 18 canceled items 2.51%). Through the mapping of the process it was possible to draw a proposal of managerial technology of the type organizational innovation with the elaboration of a system of indicators to manage the monitoring of the standardization and acquisition processes, besides launching the proposal of the organizational protocol for the pre-qualification of brands as a subsidy for more agile decision-making. It concludes with the work that it is necessary to redesign the processes in order to maintain a systemic vision establishing channels of communication with all those involved in the process. And more than that to be able to count on the participation and interaction of the users of the network to add value to the public service optimizing the expenses with the acquisition of materials
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7241
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