PRODUÇÕES TECNOLÓGICAS DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS COMO BASES PARADIGMÁTICAS PARA CIÊNCIA DA ENFERMAGEM
Educação profissionalizante
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Tecnologia biomédica
Enfermagem
Tecnologia
Pesquisa aplicada
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação profissionalizante
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Graduate education in nursing
Professional education
Scientific research and technological development
Biomedical technology
Nursing
Technology
Applied research
Educación de postgrado en enfermería
Educación de formación profesional
Investigación científica y desarrollo tecnológico
Tecnología biomédica
Enfermería
Tecnología
Investigación aplicada
Souza, Cláudio José de | Postado em:
2018
Resumo
O mestrado profissional em enfermagem (MPE) é uma modalidade de ensino stricto sensu,que tem como objetivo central capacitar indivíduos graduados para a prática profissional transformadora, por meio de metodologia científica reconhecida, proporcionando integração entre o mundo do trabalho e a academia. Esta pesquisa teve como objeto: as produções tecnológicas dos MPE e a tese defendida e comprovada foi que as produções tecnológicas dos MPE contribuem sobremaneira para a ciência de Enfermagem, primeiro por congregar produtos que estão relacionados à Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS) e de Enfermagem; segundo pela diversidade de cenários nos quais foram desenvolvidas as pesquisas, possibilitando intervenções nos mais diferentes setores da Enfermagem. O objetivo geral foi analisar as produções tecnológicas que emergiram das dissertações das três instituições pioneiras nesta modalidade, tendo em vista a captação das perspectivas paradigmáticas que direcionam os produtos dos MPE. Os objetivos específicos foram: levantar a produção tecnológica originária das dissertações do MPE no período entre 2013 a 2016;
identificar na literatura a caracterização da produção tecnológica da comunidade científica de enfermagem; categorizar a produção tecnológica originária das dissertações do MPE de acordo com o entrelaçamento da estrutura da comunidade científica de enfermagem e a produção de produtos e processos. Foi um estudo documental eletrônico, exploratório-descritivo, de abordagem mista. O cenário de pesquisa foi constituído das três instituições mais antigas nesta modalidade de ensino:
Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial (MPEA) – Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestrado Profissional do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade do Estado de São Paulo (UNESP); e Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A coleta de dados ocorreu em bases eletrônicas (repositório de dissertações e teses de cada universidade; Plataforma Lattes; página dos programas de pós-graduação;página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de um roteiro estruturado. Por ser uma pesquisa documental não foi necessária a submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), conforme Resolução n° 466/12. Os dados analisados foram: os números de defesas/edital, sexo dos autores, tempo de formação e área profissional, cenário em que foi desenvolvida a pesquisa, contexto e linha de pesquisa, objetivo geral, modelo de sustentação da análise, abordagem metodológica, instrumentos/técnicas de coleta de dados; técnica de análise e produções tecnológicas. Foram analisadas 161 dissertações, havendo predomínio de defesas no ano de 2016, no cenário público, de contexto assistencial, abordagem qualitativa e, como produtos, os protocolos assistenciais. Conclusão: foi possível analisar que houve uma linearidade entre as universidades acerca das defesas nos anos estudados, equeos produtos originados nas dissertações de MPE estão em consonância com a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde e em Enfermagem
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Tipo de documento
TeseFonte
SOUZA, Cláudio José de. Produções tecnológicas dos mestrados profissionais como bases paradigmáticas para ciência da enfermagem. 2018. 191 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018Assunto(s)
Educação de pós-graduação em enfermagemEducação profissionalizante
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Tecnologia biomédica
Enfermagem
Tecnologia
Pesquisa aplicada
Educação de pós-graduação em enfermagem
Educação profissionalizante
Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico
Graduate education in nursing
Professional education
Scientific research and technological development
Biomedical technology
Nursing
Technology
Applied research
Educación de postgrado en enfermería
Educación de formación profesional
Investigación científica y desarrollo tecnológico
Tecnología biomédica
Enfermería
Tecnología
Investigación aplicada
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