Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7249
Title: Entre o Saber Policial e o Saber Acadêmico: uma análise do processo de inserção de policiais militares na universidade
Authors: Castiajo, Daniel
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Bóris
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminese
Citation: CASTIAJO, Daniel. ENTRE O SABER POLICIAL E O SABER ACADÊMICO: uma análise do processo de inserção de policiais militares na universidade. Brasil, 2017, 37f. Monografia (Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública) – Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2017.
Abstract: O presente trabalho pretende compreender o processo de inserção acadêmica dos estudantes do curso de tecnólogo em segurança pública e social, no pólo do Cederj/ São Gonçalo; buscando identificar a representação do conhecimento para os estudantes – policiais militares; possibilitando a compreensão de questões resultantes de possíveis conflitos. Assim, pretende- se entender como o acesso ao conhecimento afeta a desconstrução da identidade profissional dos agentes e como são administrados os conflitos existentes entre os dois modelos distintos: o saber proveniente das Ciências Sociais – passível às reflexões e questionamentos – e a formação militarista – dogmática e avessa à reflexão. A metodologia ancorou-se na etnografia, pela observação direta, entrevista norteada por um questionário semiestruturado e análise de dados qualitativos oriundos, especificamente, dos agentes da Polícia Militar, em distintas funções, posições hierárquicas, gênero e tempo de serviço, o que propiciou o entendimento do processo de inserção acadêmica dos agentes, pela análise comparativa em diferentes níveis de imersão dos estudantes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7249
Appears in Collections:NEPEAC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t3.pdf280.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.