EXPONDO-SE COM O OUTRO: A EXPOSIÇÃO DO ANTECAMPO NO TERRITÓRIO COMPARTILHADO ENTRE QUEM FILMA E QUEM É FILMADO
Cinema brasileiro contemporâneo
Antecampo
Documentário (Cinema)
Cinema brasileiro
Documentary
Contemporary Brazilian cinema
Space behind the camera
Galizia, Ana | Posted on:
2018
Abstract
Esse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação
entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do
cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do
drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por
meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele
(Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan
Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a
centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro
com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações
e suas lacunas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
DocumentárioCinema brasileiro contemporâneo
Antecampo
Documentário (Cinema)
Cinema brasileiro
Documentary
Contemporary Brazilian cinema
Space behind the camera